O evento acontecerá no dia 07/11/2024, no Miniauditório 543 às 19:00. Não será necessário realizar uma inscrição prévia.
Nesta quinta-feira, 07 de novembro, ocorrerá o lançamento do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) 2025, que contará com a presença de acadêmicos da Clínica Escola de Psicologia da Ulbra Palmas – SEPSI. Os acadêmicos realizarão um atendimento simulado de um paciente como caso clínico. A atividade contará com a presença das acadêmicas Luiza Dantas e Glayce da abordagem Sistêmica; Samara da Psicanálise; Sarah da Tespariapa Cognitivo-comportamental; Carla e Maysa da Análise do Comportamento e da Psicologia Analítica as acadêmicas Valéria de Oliveira e Sandra Aguiar.
De acordo com a professora Isaura Rossato, coordenadora de estágios, “a participação dos acadêmicos de psicologia nos Diálogos Clínicos, é um momento importante para estabelecermos diálogos entre as abordagens da psicologia, fortalecendo as ciências psicológicas e a formação de psicólogos que entendam a psicologia de maneira plural. Além disso, eventos como esse promovem crescimento para a formação de outros acadêmicos que podem assistir e desfrutar dessa oportunidade de compreender com qual abordagem eles mais se identificam”.
No campo da Psicologia, o conceito de CAOS representa uma abordagem que permite enxergar o ser humano além de rótulos e preconceitos, valorizando a imprevisibilidade e a singularidade de cada indivíduo. O CAOS se torna, assim, um meio de promover mudanças profundas e celebrar a diferença. Esse princípio, adotado pelo Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) do Ceulp/Ulbra, reflete o Humanismo na Psicologia, que busca valorizar a condição humana em toda sua complexidade, livre de julgamentos e limitações. A subversão de conceitos fechados é essencial para a produção de conhecimento verdadeiro, rompendo com ideias pré-concebidas e evitando o reforço de dogmas. Através do CAOS, busca-se enxergar o indivíduo em sua complexidade, incentivando mudanças e celebrando a diferença, em uma abordagem humanista que eleva a condição humana.