Caos 2021: Cinco anos da tragédia da Boate Kiss serão lembrados em congresso

No dia 03 de novembro de 2021, das 14h às 17h haverá o evento Psicologia em Debate, acerca do documentário: 05 anos da tragédia da Boate Kiss na perspectiva da Boate Kiss. O evento acontecerá no primeiro dia do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, e será conduzido por Adams Rodrigues Malta, Graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil, especialização em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins, em Oncologia e Psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp) e Mestrado em Oncologia pela FCM/Unicamp. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase Psicologia Hospitalar – Psico-Oncologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública promoverá reflexões a respeito do episódio na perspectiva da psicologia com os presentes.

A tragédia/incêndio da Boate Kiss ocorreu em 27 de janeiro de 2013 na cidade de Santa Maria no Rio Grande Sul há 08 (oito) anos provocou a morte de 242 (duzentas e quarenta e duas pessoas). O documentário – com duração aproximada de 17 (dezessete) minutos divide-se em tempo de memórias, tempo de respeito, tempo de lutar, tempo de transformar e tempo de seguir – relata, principalmente, a dor das famílias das vítimas, ademais aborda a luta por justiça, a dificuldade para continuar a viver, “esfriamento” do engajamento da sociedade e a renovação da cidade de Santa Maria, após a tragédia.

Fonte: encurtador.com.br/uBW46

No âmbito da psicologia, os pais das vítimas e os sobreviventes relataram associações de sentimentos/pensamentos à tragédia, caso de um sobrevivente que dissertou que quando sentia cheiro da fumaça que vinha dos carros “ativava” a memória da tragédia, outro caso, arrazoou-se pelos pais da Andrielle falecida na boate, Flávio Silva e Ligiane Righi da Silva que quando coavam o café “doía” só de sentir cheiro do café, porquanto a lembrança da filha vinha de forma imediata.

Outrossim, fica algumas perguntas atinente ao documentário da tragédia: É possível ressignificar sentimentos associados à tragédia? Quais as consequências no âmbito da psicologia de permanecer no luto? É possível atenuar a dor da perda? Viver a expectativa do reencontro do ente querido perdido no episódio possui impactos emocionais/psicológicos?

Por fim, Vale lembrar que o Congresso acontecerá entre o dia 03 (três) ao dia 06 (seis) de novembro de 2021; além do evento Psicologia em Debate, haverá mesas redondas, minicursos, sessões técnicas concernentes ao tema “Psicologia e atuação psicossocial em emergências” será realizado via Google meet. As inscrições podem ser efetuadas no site do CAOS, https://www.ulbra-to.br/caos.