O coletivo Quíron promoverá uma palestra aberta ao público com o tema: Trabalho, sofrimento e autorrealização: uma leitura Junguiana. O evento será no dia 13/10/2022 às 19h. O palestrante convidado é o Psicólogo Rafael Rodrigues. Rafael é formado em psicologia e é mestre em comunicação pela Universidade Paulista, especialista em psicologia Junguiana e psicossomática pelo IJEP e especialista em Adm de empresa pela FGV. Rafael também tem formação em curso intensivo no Instituto no CG JUNG Institut na Suíça e hoje é membro analista do IJEP, onde também é professor nos cursos de especialização em psicologia Junguiana. Atualmente atende em seu consultório de psicologia em São Paulo.
As inscrições ocorrem pelo link no formulário do Google Forms. Os interessados podem se inscrever gratuitamente para a palestra no link: https://forms.gle/Y1Lce9NW5MXL1RDd9 O evento terá Certificação pelo Ceulp/Ulbra e o mesmo será gratuito. O link será enviado no dia do evento, por e-mail.
O Quíron – Coletivo Junguiano do Tocantins, é formado por alunos de Psicologia do Ceulp/Ulbra e egressos de Psicologia da Ulbra e de outras instituições adeptos da abordagem junguiana. No momento, é composto por cerca de 30 integrantes (entre alunos e psicólogos). Realiza atividades semanais, como grupos de estudos sobre as obras junguianas históricas e atuais, além de palestras e mesas-redondas. As palestras e grupos de estudos do Quíron são abertas e gratuitas, e recebem em média 150 pessoas por evento. O objetivo do coletivo é ser referência estadual nos estudos e produção de pesquisa científica tendo como base a Psicologia Analítica/Junguiana.
O coletivo Quíron mantém uma parceria com o curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, rede de livrarias Leitura, Editora Vozes (RJ) e alunos do Instituto de Psicologia Social da USP (IPUSP), além de professores do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa – SP), e professores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Analítica da UNIP (Universidade Paulista).
As atividades do Quíron são realizadas a partir de mediações rotativas, em que cada integrante tem uma função no coletivo. Além dos parceiros supracitados, está em andamento a efetivação de novas parcerias, sobretudo com professores de Psicologia Analítica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).