Sob coordenação na Professora Dra. Ruth do Prado Cabral, as estagiárias em Psicologia de ênfase clínica (analítico comportamental infantil) darão início ao grupo de orientação de Pais. O grupo para treinamento parental constitui uma modalidade de intervenção dinâmica, dentro da análise do comportamento. Esse modelo entende a família como um todo e não somente o comportamento do indivíduo apontado como problemático.
O objetivo torna-se, então, que os pais modifiquem suas práticas disciplinares com o propósito de promover comportamentos mais adaptativos às atividades de vida diária.
Sendo assim, as/os responsáveis aprendem a direcionar sua atenção para os aspectos mais apropriados dos comportamentos das crianças de modo que sejam valorizados.
Os pais passam a ter a oportunidade de entrar em contato com técnicas disciplinares mais eficazes bem como a usufruir de um convívio familiar mais gratificante. Não obstante, é imprescindível que os pais estejam dispostos a colaborar e dedicar o seu tempo e esforço para alcançar as metas propostas. É possível também que aquelas crianças que estão em processo psicoterapêutico consigam, a partir da mudança nas práticas parentais, generalizar os comportamentos aprendidos em sessão.
Tudo isso é realizado baseando-se nos princípios éticos de respeito e promoção do desenvolvimento humano e na perspectiva analítico-comportamental.