Governo do Tocantins apoia campanhas municipais em comemoração ao “Mês da Primeira Infância”

O objetivo é conscientizar sobre a importância de estimular a criança na primeira infância, como forma de ajudar na formação e desenvolvimento do potencial da criança.

Como forma de apoio à Campanha do Ministério da Cidadania “Mês da Primeira Infância”, comemorado em agosto, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), apoia e orienta municípios com adesão ao Programa Criança Feliz, que estão realizando suas campanhas locais.

O objetivo da Campanha é contribuir na mobilização e reflexão sobre o atendimento à Primeira Infância junto a Política de Assistência Social, oportunizando troca de experiências por meio do relato de aprendizados desenvolvidos pelo Programa Criança Feliz – Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Agosto Mês da Primeira Infância”

O evento é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, visando promover a Primeira Infância no Brasil, durante todo o mês de agosto. “É uma ação integrada com as Coordenações Estaduais e Distrital do Programa Criança Feliz e parceiros. Os municípios construíram as ações e agendas locais com atividades alusivas à campanha, em parceria com a coordenação estadual”, explicou a coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Katilvânia Guedes.

“ A ideia central é conscientizar sobre a importância de estimular a criança na primeira infância, como forma de ajudar na formação e desenvolvimento do potencial da criança”, esclarece a coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Katilvânia Guedes.

As atividades são direcionadas à comunidade em geral e a órgãos governamentais, e privados, envolvidos com as políticas da Primeira Infância, nos territórios.

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destacou o trabalho do Governo do Tocantins por meio da Setas, na orientação aos gestores municipais do Programa Criança Feliz, para a divulgação sobre cuidados com as crianças na primeira infância. “O Governo orienta sobre a campanha, ajudando no desenvolvimento das ações para melhoria do desempenho das atividades”. Devido à pandemia o apoio está sendo realizado por meio da internet.

“Em 2021, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, realizou reuniões para orientações, por meio de internet, com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas equipes municipais que atendem as famílias beneficiárias do Programa Criança Feliz”, informou a coordenadora do Criança Feliz no Tocantins, Katilvânia Guedes.

Sobre as visitas domiciliares a coordenadora informou que “apenas nos três primeiros meses de 2021, foram realizadas mais de 33 mil visitas domiciliares, acompanhando 5.175 beneficiários, com a missão de estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças com idade de até seis anos”.

O Tocantins tem 59 municípios com adesão ativa ao Programa Criança Feliz. Além de coordenadores municipais, no Tocantins a equipe conta com 59 supervisores e 218 visitadores sociais.

Fonte: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Programação

A supervisora do Programa Criança Feliz do município de Palmeiras do Tocantins, Joyce Fernandes de Souza informou que na primeira semana, as equipes realizaram uma roda de conversa com gestantes sobre a importância dos cuidados com a criança desde o ventre. Na segunda semana, foram desenvolvidas atividades relacionadas à alimentação saudável. Na terça-feira 17, aconteceu uma mobilização para conscientização e confecção de brinquedos.” Já para a última semana de agosto está programada uma tarde recreativa, tudo de forma controlada devido à pandemia”, informou.

Tocantinópolis

De acordo com a supervisora do Programa Criança Feliz de Tocantinópolis,  Jhenissa da Silva Souza, a programação das duas primeiras semanas foi para divulgação da campanha “Agosto Mês da Primeira Infância” e entrega de kits para bebês, para grávidas atendidas pelo Semas. “Na terceira semana, acontece um encontro com crianças que têm algum tipo de deficiência e que são atendidas pelo Programa “Criança Feliz”. E na última semana de agosto, a ação é para  confecção de materiais pedagógicos”, informou.

Ananás

Já em Ananás, município localizado no extremo norte do Tocantins, está sendo realizada a Campanha “ABC para a Primeira Infância”, com objetivo de ajudar os cidadãos na promoção dos cuidados com a primeira infância e o fortalecimento do vínculo familiar.

Goiatins

Em Goiatins, a cerca de 470 km de Palmas, a campanha pela primeira infância “Agosto Amarelo”, teve início na quinta-feira, 05, por meio da prefeitura de Goiatins, Cras municipal, contando com o apoio do Governo do Tocantins, Conselho Tutelar e Pastoral da Criança.

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz, investe na primeira infância para romper o ciclo de desinformação no estado e, ao mesmo tempo, garantir uma geração de crianças saudáveis, com potencial para aprendizagem, socialização e produtividade. O Programa é um dos resultados concretos do Marco Legal da Primeira Infância, que completou cinco anos, em março de 2021.

Com foco no atendimento semipresencial e remoto no último ano, o Programa acompanha mães, pais e cuidadores, no estímulo ao desenvolvimento das crianças. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.