Treinamento teve início na quarta-feira, 22, e segue até sexta-feira, 24
Erlene Miranda – Governo do Tocantins
Na manhã da quarta-feira, 22, teve início o ‘Curso de Sensibilização do Método Canguru’, promovido pela coordenação do serviço, do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). O treinamento é direcionado aos servidores da unidade hospitalar e segue até quarta-feira, 24, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
“Este é o primeiro curso do ano, mas já temos previsão de fazermos outros em junho e outubro, para que todos os servidores possam participar”, afirmou a assistente social e coordenadora do método canguru no HMDR, Guiomar Campos da Silva Dias.
A técnica complementa que “participam do curso, prioritariamente, os servidores que trabalham diretamente com os recém-nascidos prematuros. A fim de relembrarem as boas práticas do método canguru”.
Segundo o diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa, “a participação dos profissionais é fundamental para o desenvolvimento do método. Agradecemos a adesão dos servidores, e esperamos que todos aproveitem para adquirir conhecimento e aplicar nas atividades diárias”.
A enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do HMDR, Mariana Rodrigues Ribeiro de Oliveira, participa da capacitação pela primeira vez. “Este curso será importante não só para agregar no meu currículo, mas também para prestar uma melhor assistência aos recém-nascidos”.
Método canguru
É um modelo de assistência aos recém-nascidos prematuros e seus pais, que consiste no cuidado humanizado por meio do contato pele a pele (posição canguru) do bebê com sua mãe ou com seu pai de forma gradual. O método canguru promove o vínculo afetivo entre pais e bebê, estímulo à amamentação, desenvolvimento do recém-nascido, além de outros benefícios.