O livro “À Beira do Araguaia” é apontado como caso único na literatura tocantinense

Compartilhe este conteúdo:

A obra chega a sua segunda edição – revisada e ampliada

O livro À Beira do Araguaia, de Francisco Neto Pereira Pinto, chega à sua segunda edição, revisada e ampliada, consolidando-se como um caso singular na literatura tocantinense. A obra tem conquistado tanto o grande público como os leitores especializados, destacando-se pela profundidade e riqueza de suas narrativas.

Para a Professora Dra. Roseli Bodnar, do Curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins, campus de Palmas, e do Programa de Pós-Graduação em Letras, campus de Porto Nacional, trata-se de uma obra “muito, muito, muito boa, muito diferente. Eu leio muito literatura produzida no Tocantins, e eu me atreveria a dizer que é um caso único. Eu, pelo menos, nunca li”. Para a pesquisadora, a leitura de À Beira do Araguaia trouxe à lembrança Macondo, do livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, Catatau, de Paulo Leminski, O Arquipélago da Insônia, de António Lobo Antunes, e Finnegans Wake e Ulisses, de James Joyce. Roseli conclui: “Eu quero te dizer que é uma grande obra, que a gente vai passar muito tempo lendo, que a gente vai passar muito tempo olhando para ela e fazendo descobertas”. 

Da janela do quarto contemplaram as águas correndo lá no Araguaia sob os restos de luar e, à direita, as quatro tochas dançavam embaladas pelos ventos que, como os demais convidados, inebriados de forró, só queriam dançar. Sobre a colcha vermelha, bordada à mão pela mãe de Ana para a noite de núpcias, se renderam ao calor do desejo os dois corpos ardendo de paixão: Pedro e Ana sozinhos no meio do mundo/ Descendo pela janela do quarto/ um cobertor de estrelas para os dois corpos um nu”. (À beira do Araguaia, p. 19)

O Prof. Dr. Rubens Martins, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq e da Universidade do Tocantins – Unitins, afirma: “A obra À Beira do Araguaia é, sem dúvida, uma das mais importantes produções literárias tocantinenses. Ambientada em um espaço de relevância histórica, turística e social, a narrativa contista de Francisco Neto descortina temáticas que expandem reflexões sobre os povos ribeirinhos, a pesca e o plantio de alimentos para subsistência em roças e vazantes. O conjunto de quatorze contos faz de Ana e Pedro os protagonistas responsáveis pela notoriedade do belíssimo cenário em que o amor e as aventuras se passam: o Rio Araguaia. É, portanto, a partir da simbologia e dos significados alvissareiros das águas, que a obra tematiza a importância de proteção da natureza, no conjunto das águas e das matas. Além disso, o autor, na condição de residente no município de Araguaína, e membro de uma das mais importantes academias de Letras, a Acalanto, revela sua essência gentílica como um dos principais expoentes literários do Estado do Tocantins”.

Já Paullo Aires, professor e mestrando em Letras pela Universidade Federal do Tocantins, que também é ator e influencer com mais de 100 mil seguidores no Instagram, comenta: “À Beira do Araguaia, de Francisco Neto Pereira Pinto, é uma obra literária que aquece o coração não só dos leitores tocantinenses, mas também de todos aqueles que apreciam uma boa leitura. Por meio do livro pude acessar um universo sensível e envolvente, onde o simples me convidou a refletir sobre as relações humanas. A obra se destaca por ser uma escrita regionalista, porém, universal. A escrita de Francisco Neto, para além do sensível, nos convida a refletir sobre a ancestralidade das tradições de um povo, de um lugar… esse lugar existe… À Beira do Araguaia“.

Com um alcance cada vez maior no cenário literário tocantinense e nacional, À Beira do Araguaia se ergue como uma importante fonte de inspiração para a formação de leitores, sejam eles vinculados à educação básica ou superior. Cada conto – ou a obra inteira, que tem sido apontada por alguns como um romance, é um convite à descoberta de momentos singulares que envolvem o casal Ana e Pedro, seus filhos Eve e Téo, e seus gatos Calíope e Dom. Esta obra promete ser uma leitura que nos acompanhará por muito tempo, revelando novas descobertas a cada página.

 

Ficha Técnica:

Título: À beira do Araguaia

Autor: Francisco Neto Pereira Pinto

Editora: Mercado de Letras

ISBN: 978-8575918586

Páginas: 88

Preço: R$ 41

Onde comprar: Amazon

Booktrailer no Youtube

Compartilhe este conteúdo: