Promoção de saúde mental por meio da arte e cultura é tema de intervenção de estágio no Canto das Artes em Taquaruçu

No último sábado (09), os alunos do Estágio Básico em Saúde Mental finalizaram suas atividades com a devolutiva no Canto das Artes em Taquaruçu, Palmas – TO. A ação foi conduzida pelos estagiários Anne Karoline Linhares de Araujo, Gabriel Mascarenhas Pereira, Lorrany Barros Godoy e Tiago Oliveira da Silva, sob a orientação da professora Mariana Miranda Borges (Psicóloga, CRP 23/784) e pela supervisora de campo, psicóloga Betânia Cristina da Luz Pontes (CRP 23/076).

O estágio ocorreu entre os meses de agosto e novembro, com encontros semanais todos os sábados pela tarde. Foram exercidas atividades voltadas a arteterapia, musicalização, reciclagem, interação com literaturas e um cinema composto por um catálogo de filmes, com temáticas pertinentes à cultura brasileira, educação, responsabilidade social e meio ambiente.

Na devolutiva, ocorreu um momento de diálogo em que os estagiários compartilharam com o campo, uma síntese das observações, aprendizados e intervenções realizadas durante o período de atuação, além de receberem um feedback a respeito dessas atividades.

A professora Mariana Miranda Borges comentou sobre a importância do momento: “A devolutiva é um espaço de avaliação das atividades desenvolvidas no estágio e os efeitos desta experiência na aprendizagem dos alunos e das pessoas acompanhadas por eles, neste processo. A partir disto é possível fazer um redesenho da relação do campo com o estágio e da disciplina. Todas as atividades desta disciplina foram utilizadas a metodologia da cartografia com a intenção dos discentes mapearem os afetos produtores de subjetividade e foi rico perceber o quantos os estagiários estavam disponíveis para subjetivarem através da arte e afeto.”

O Canto das Artes é um ponto cultural do Estado do Tocantins. Trata-se de uma Organização Não Governamental que tem o intuito de promover atividades de saúde mental à comunidade de Taquaruçu por meio da arte e da cultura. Fundado informalmente em 2004, o Canto das Artes iniciou com encontros literários e musicais que atraíam crianças e adolescentes da comunidade local, interessadas nas expressões artísticas ali promovidas.

Com o passar do tempo, as atividades foram se expandindo para incluir oficinas voltadas à arte, cultura e preservação ambiental, consolidando a missão da instituição de promover uma melhor qualidade de vida e fomentar uma atuação cidadã consciente, crítica e sustentável.

O estágio realizado faz parte da disciplina de Estágio Básico em Saúde Mental, que tem como objetivo proporcionar ao aluno o desenvolvimento de habilidades práticas, como observação, descrição e compreensão das psicopatologias em diferentes contextos e etapas do ciclo vital. Além disso, visa capacitar o estagiário para realizar intervenções que promovam a saúde mental, tanto no nível individual quanto no coletivo, avaliando os resultados dessas ações.

Conheça mais sobre o Canto das Artes:
http://cantodasartes.org.br/
https://www.instagram.com/cantodasartes.orgto/