Falar em público, jogar uma partida que vale o título do campeonato, ir bem numa entrevista de emprego ou numa prova de concurso de público. Situações como estas causam ansiedade e geralmente abalam o equilíbrio emocional de muita gente. Algumas pessoas conseguem controlar o nervosismo e obter bons resultados. Outras simplesmente paralisam e não alcançam o desempenho que teriam se não estivessem sob pressão.
Em “Deu branco!”, a psicóloga americana Sian Beilock investiga as relações entre o corpo e a mente para explicar por que falhamos em momentos críticos e mostra como o bloqueio mental se manifesta de formas diferentes em artistas, estudantes, atletas e empresários. Beilock destaca a importância da terapia de exposição para estimular que as pessoas se habituem a agir sob pressão e em circunstâncias estressantes:
“Treinar sob pressão pode representar mais do que simplesmente se acostumar com a pressão. Ajuda também a lidar com o excesso de atenção com o próprio desempenho que, em geral, acompanha situações de grande tensão”, defende a autora, que também analisa o uso de medicamentos para controlar a ansiedade.
Por meio de teorias da ciência cognitiva, com ensinamentos sobre memória e desenvolvimento cerebral, “Deu branco!” indica o caminho para se manter calmo e ter um bom desempenho em momentos desafiadores.
Sian Beilock é professora de psicologia da Universidade de Chicago. Concluiu o mestrado em ciências cognitivas pela Universidade da Califórnia, em São Diego, e o doutorado em cinesiologia e psicologia pela Universidade Estadual de Michigan. Sua pesquisa na área de ciência cognitiva é patrocinada pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos e pelo Departamento de Educação do país.
DEU BRANCO!
Como evitar falhas nos momentos importantes usando a ciência cognitiva
Autor: Sian Beilock
Tradução: Adriana Rieche
Preço: R$ 49,90
Tradução: Joana Faro
Editora: BestSeller | Grupo Editorial Record