Eu nunca tive grandes momentos no Sistema Único de Saúde (SUS), talvez por isso não me lembre de nada marcante em especial. Mas confesso que desde quando comecei a entender um pouco das coisas que era falada sobre saúde pública e SUS, ainda criança, criei uma imagem ruim do SUS. Uma saúde onde nada funciona e que as pessoas morrem à míngua, esperando em filas que não tem fim.
De fato isso não é mentira, todas as essas situações aconteceram e acontece com frequência em todo país. As notícias são realmente muito tristes e desanimadoras, eu assim como várias outras pessoas passamos a desacreditar nos SUS e vê só o lado negativo, o lado que não funciona. E essa ideia, esse medo só vai se confirmando à medida que eu, ou alguém próximo precisa dos serviços.
Essa imagem do SUS, de onde nada funciona, tudo é deixado para depois, ainda é muito presente e verdadeira. Todos os dias somos bombardeados por notícias que estão em jornais ou pela boca da população mesmo, de pessoas que morreram à espera de um medicamento, de mulheres grávidas que sofrem horrores pra terem seus filhos nos braços, de bebês que nascem mortos por negligência médica.
Diante de tantos acontecimentos ruins, difíceis, e que causam um certo desespero em precisar exclusivamente do SUS, mesmo assim, ainda existe esperança.
Esperança de que tudo funcione como deveria. Que saúde pública não seja mais um motivo de tanta preocupação, que todos passamos pensar no SUS como o programa que existe para garantir um atendimento à saúde de qualidade para todos.
Não podemos negar também como mudou para melhor a saúde do Brasil depois da implantação do SUS, e como facilitou esse a acesso a toda população que precisa desse atendimento e que antes não tinha como pagar. Toda a população deveria buscar mais informações sobre o Sistema Único de Saúde, e assim conhecer melhor tudo que o programa tem a oferecer.