Processo de avaliação psicológica na orientação profissional

A 1ª Semana Acadêmica de Psicologia do CEULP/ULBRA foi composta de diversas atividades que agradaram todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar. Durante o evento foram propiciadas diversas experiências e informações que são de suma importância para a formação do psicólogo como profissional emergente. No decorrer da semana foram efetivadas variadas ações tais como seminários, palestras, oficinas e mesas redondas. Desta forma no dia 23 de agosto de 2016, às 9h, nas dependências da instituição, foi realizada uma mesa redonda que tinha como tema principal a orientação profissional. A mesa era composta por psicólogas convidadas: Larissa Machado, Karla Klein e tendo como mediadora Silvana Galante.

A introdução do tema foi realizada com falas da psicóloga Karla Klein, sobre como muitas pessoas que não recebem a devida orientação profissional acabam se sentido insatisfeitas; depois foi relatado as principais causas da evasão universitária, com destaque para a falta de orientação profissional, desconhecimento da metodologia do curso, reprovações sucessivas, problemas financeiros, falta de perspectiva de trabalho, ausência de laços afetivos na universidade, busca de herança profissional, falta de referência familiar, casamento não planejado, e nascimento de filhos.

sala-de-aula-vazia

Fonte: http://uvceara.com.br/associacoes-poderao-receber-estrutura-para-receberem-mais-alunos-residentes-nos-distritos/sala-de-aula-vazia/

Ao longo do diálogo foi mencionado os fatores decisivos na escolha da profissão, entre eles estão a família – que tem um fator de contribuição de 33,3% na hora da escolha -, a característica profissional – com 30,5 % -, a remuneração – com 26,5% – e a vocação, com 17,5%. Ou seja, esses dados mostram que a escolha da profissão não é um ato isolado. Foi exposto também assuntos como: a centralidade da identidade pela via do trabalho, questão muito presente na sociedade atual, sendo este o fator de adoecimento no trabalho.

Segundo a Organização Mundial da Saúde OMS, até 2020, a Depressão será a maior causa de afastamento do trabalho no mundo. Ainda sobre isso, foram apresentadas informações de suma importância, como o fato de o Brasil ser um país onde a Depressão é, hoje, a segunda causa de afastamento do trabalho, só perdendo para LER (Lesão por Esforço Repetitivo), também denominado Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Em seguida ocorreu uma fala sobre o papel do psicólogo neste processo de orientação profissional que tem a função de identificar a maturidade do paciente, conhecer o papel da família no processo de escolha do paciente (pressionadora, ausente, facilitadora). Além disso, o profissional tem que facilitar o processo de autoconhecimento e escolha do cliente utilizando seus métodos e teorias. Também tem que identificar a necessidade de atendimento em outros campos, atuar na orientação profissional, reconhecimento de carreira e preparação para aposentadoria.

1452565194

Fonte: http://www.webstudy.pt/formacao_curso_275_2_1.php

A psicóloga Larissa Machado expôs os processos práticos utilizados na orientação profissional levando questionamentos como “onde fazer esse procedimento?”. Os mesmos são realizados em consultórios, contextos escolares, espaços onde se trabalha em grupo (ex: clínica escola – SEPSI), por meio de projetos (ex: faculdades, empresas, ONGS).

Outro aspecto abordado durante a mesa redonda foi o desenvolvimento pessoal e profissional englobando o papel da família, ansiedade versus vestibular, net working (conhecer outros profissionais que atuam em áreas profissionais do interesse do adolescente). Ainda foi falado dos procedimentos usados na orientação profissional, tais como: entrevistas, técnica e dinâmica de grupo, Avaliação do Interesse Profissional (AIP), Escala de aconselhamento profissional (EAP), Escala de maturidade para a escolha profissional (EMEP), Teste das dinâmicas profissionais (TPP), Profissiogame, QUATI- Questionário e avaliação tipológica, e etc. Desta forma é visível que a mesa redonda foi de extrema importância na Semana Acadêmica, pois foi possível aumentar o conhecimento sobre o tema abordado.