Antes da primeira intervenção entrei em contato com o coordenador do Parque para oferecer uma proposta de intervenção e escuta dos idosos, o que foi prontamente atendido e viabilizado com a autorização da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Para a primeira intervenção do projeto de grupo terapêutico no Parque Municipal da Pessoa Idosa, estruturamos, para o tempo de 1 (uma) hora, atividades que promovam a criação de vínculos e o estabelecimento de rapport entre os participantes e os acadêmicos de Psicologia, Andreia, Adhemar, Érika, Clarissa e Gabriel. Foi muito gratificante conhecer os 10 participantes desse dia e fizemos a dinâmica da caixa de significados e exercícios de mindfullness.
No segundo encontro, foram 3 participantes, um número menor que o esperado em razão de eventos e viagens dos idosos para participar de um campeonato em São Paulo, mas a nossa equipe não desanimou, fizemos a técnica do mindfullness para relaxamento e concentração nos diálogos e abordamos o tema da rede de apoio, ocasião em que escutamos, orientamos os idosos em relação a essa temática.
No terceiro encontro, houve uma adesão maior do grupo, com 19 participantes, momento em que foi aplicada a técnica do mindfullness pelo integrante Adhemar e a condução da dinâmica da caixa do espelho por mim. Foi muito impactante ver que algumas pessoas não conseguem falar sobre si, ou demonstram emoção ao colocar alguns sentimentos em forma de palavras. Foi uma dinâmica muito agregadora e que aproximou o grupo.
No quarto encontro, houve uma adesão de 15 participantes, momento em que foi aplicada a técnica do mindfullness pelo integrante Adhemar, um momento de dialética entre a equipe de acadêmicos e participantes e utilizamos um varal para coletar e expor as palavras que simbolizavam os encontros. Os participantes manifestaram sobre a necessidade de haver mais encontros do que a equipe da intervenção estava fazendo. Para finalizar foi distribuído pela equipe bombons com uma mensagem, e alguns dos participantes levaram bolos, pães de queijo, café, suco com os quais houve um momento de lanche.
Em linhas conclusivas gostaria de pontuar as minhas percepções pessoais com essa experiência que apesar de muito rica, em questão de treino de escuta qualificada em grupo, aprendizado em como conduzir momentos mais emotivos e acolhimento, senti uma carga mental muito grande na organização e condução dos trabalhos. Gostaria de realizar intervenções em grupo com uma quantidade menor de participantes.