Seminários clínicos: caso Helena

Durante a primeira Semana Acadêmica de Psicologia do Ceulp/Ulbra foram abordados vários temas e contextos de casos da Psicologia; O caso que mais me chamou atenção foi o de Helena (nome fictício). Helena tinha nojo do próprio pai, quando o mesmo a tocava sentia coceiras pelo corpo inteiro, depois passou a desenvolver nojo de vários objetos, não sentava em qualquer lugar, não tocava em qualquer coisa, sentava-se apenas em sua própria cama. Um dos possíveis fatores para esse nojo do pai seria o fato dele ser alcoólatra e agredir a mãe eventualmente em sua frente, desde muito pequena.

tumblr_inline_muth8sekiz1sp9hky

Fonte:http://letsangiworld.tumblr.com/post/64117248802/ich-bin-mir-nicht-sicher-ob-ich-weiterhin

Helena, que se encontra no inicio da adolescência, pretende trabalhar sua timidez com os atendimentos e se livrar desse nojo que acaba atrapalhando sua vida de modo geral. Durante as sessões com Helena ou com sua mãe, o pai nunca é citado por elas nas conversas, como se o mesmo não existisse para elas. Talvez pelo fato de ser alcoólatra e ter sempre o hábito de ser violento com toda a família.

O estudante de psicologia e supervisor usaram várias técnicas para que Helena tentasse vencer a timidez, como por exemplo: desenhos, jogos, dinâmicas, histórias lúdicas, linha do tempo de sua vida, baralho dos sentimentos e sensações, e pintura a dedo.

Helena possuía muita dificuldade para nomear seus sentimentos, é sempre muito ansiosa e insegura, muito tímida e reservada, diz não ter amigos e sim colegas. A paciente ainda se encontra em tratamento, está respondendo bem a ele e o objetivo é que Helena passe a conviver melhor com o pai e possa construir novas amizades.

22

Fonte: http://www.depoisdosquinze.com/2011/10/31/como-vencer-a-inseguranca-e-a-timidez/