No psicologia em debate especial do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) 2019 realizado no Ceulp/Ulbra, o tema: “Sexualidade da pessoa que vive com HIV” foi ministrado pela acadêmica de psicologia Weliete Lima de Araújo Castro. A acadêmica apresentou um relato de experiência do estágio em Psicologia no núcleo especializado HENFIL, no qual realiza assistência a pessoa soropositiva. Esse ramo se mostra como novo para a psicologia sendo cada vez mais necessário, tendo vista que o número de pessoas infectadas cresceu bastante na população jovem nos últimos anos.
Por ser um tema permeado por preconceito, portadores de HIV e/ou Aids geralmente possuem dificuldades em aderir ao tratamento, escondem o diagnóstico por receio do abandono, mantem relações sexuais, mas não afetivas, ou até mesmo a abstinência sexual, com sentimento de culpa e nojo de si mesmo.
Compreendendo a vivência da sexualidade dos indivíduos, o psicólogo pode participar do processo de busca ativa, orientação, conscientização de direitos, e psicoeducação sobre o tema.