Frutos da Disciplina de Psicopatologia Geral 2

Nesta quarta-feira dia 08 de novembro, aconteceu a apresentação de trabalho sobre Esquizofrenia, na matéria de Psicopatologia Geral 2. Disciplina esta ministrada pelo professor Iran Jonathan.
O grupo composto pelos alunos  Sara, Talita, Wesley, Eulalia, Eduardo, Jéssica, Mateus e Cândida, conduziram uma apresentação digna de premiação, fazendo com que toda a turma conhecesse a fundo o universo de um pessoa Esquizofrênica.

A apresentação começou às 19h, de forma misteriosa e intrigante, uma vez que o acesso a sala de aula só foi permitido após os integrantes do grupo nos vendarmos. Em sala, num ambiente escuro, de olhos vendados, um poema carregado de emoções foi recitado, fazendo com que a turma já pudesse adentrar a experiência genuinamente.
De olhos desvendados, o próximo passo sensacional, foi a encenação da acadêmica Eulalia, que interpretou uma Rainha, assegurando a todos os alunos que ela era uma Rainha, pois as vozes diziam a ela que ela era linda e maravilhosa como um membro da realeza.

A complementação perfeita, que nos assegurou a teoria do Transtorno do Espectro Esquizofrênico, foi feita em forma de Programa de TV composto por uma mesa com dois convidados e uma apresentadora. Convidados que estavam munidos da teoria de forma segura e esclarecedora, nos apresentaram os sintomas, os tipos, as dificuldades, o contexto histórico, que permeiam a temática apresentada.

E como na maioria dos programas de TV, houve o momento do comercial, no qual um produto nomeado “Cura Tudo”, prometia acabar com todos os sintomas esquizofrênicos de de forma rápida e eficaz. Uma linda analogia aos tratamentos medicamentosos isolados dos tratamentos psicológicos, que como já temos conhecimento, são ineficazes.
Quando pensávamos que não podia ficar melhor, o acadêmico Wesley interpretou um surto esquizofrênico, que deixou a todos ainda mais sensíveis, e cientes da importância e do comprometimento que a profissão de Psicologia tem sobre a vida do ser humano.

Sob a direção do Professor Iran, a disciplina de Psicopatologia Geral 2, têm sido muito produtiva e enriquecedora. A idéia de apresentação dos “Transtornos Psicológicos” nessa forma inovadora surgiu dele, o que têm sido perfeito para o nosso aprendizado, visto que ao decorrer de cada seminário, vamos nos sentindo cada vez mais preparados.

Em suma, nossos alunos e professores do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra estão cada vez mais (En)cena.