Grupo Acadêmico de Estudos Feministas amplia bases epistemológicas da Psicologia

Os encontros ocorrem a cada 15 dias, às segundas-feiras, 17h, na sala 203, no Ceulp

Lançado recentemente, o Grupo Acadêmico de Estudos Feministas é um projeto de extensão ligado ao curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, sob a coordenação da Profa. Me. Cristina D’Ornellas Filipakis e participação de várias acadêmicas do curso. Os encontros ocorrem a cada 15 dias, às segundas-feiras, 17h, na sala 203. O objetivo é discutir e ampliar a discussão sobre feminismo no âmbito acadêmico, tendo em vista que o tema ainda gera muitos mal-entendidos.

De acordo com a descrição do Grupo, observa-se entre os acadêmicos de graduação uma limitada compreensão teórica e científica sobre o feminismo, que é assunto atual e pertinente para o exercício de todas as profissões e para a vida em sociedade. Se debruçar sobre este tema é particularmente importante para evitar “discursos de ódio, situações de misoginia, preconceitos e exclusões”, comenta a profª. Filipakis, ao destacar que estas demandas são cada vez mais comuns nas relações sociais face a face e, mais recentemente, também nas redes sociais eletrônicas.

Para Filipakis, “o projeto visa apresentar aos estudantes os construtos teóricos básicos acerca do feminismo, para que a discussão acadêmica ultrapasse o senso comum e se baseie em teorias científicas, o que é, a rigor, um dos objetivos da formação universitária”. Durante os encontros, que duram em média uma hora e meia, a metodologia utilizada envolve leitura de textos, discussões, dinâmicas, exibição de filmes e documentários e outras estratégias que provoquem processos dialógicos e dialéticos.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, profa. Dra. Irenides Teixeira, este é mais um movimento no sentido de criar estratégias para que os acadêmicos se envolvam de maneira ativa nos temas mais relevantes do curso. ‘Já temos uma forte interação nos campos da educação, hospitalar, dos processos clínicos, das questões LGBT e, agora, no feminismo. Em breve iremos nos debruçar também sobre assuntos importantes para a psicologia, como a Tecnologia, questões de ordem parental e psicologia e espiritualidade’, pontua Irenides.

2º Encontro do Grupo Acadêmico de Estudos Feministas. Fonte: https://goo.gl/uRyBXR

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone 3219-8068 com a profa. Me. Cristina Filipakis.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.