No primeiro semestre de 2019, o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) trabalhará com o tema “Psicologia e Sexualidade – corpo, conhecimento e liberdade”. Com o intuito de oferecer uma prévia para o público sobre como será o congresso, a coordenação de Psicologia irá realizar um evento PRÉ-CAOS, que ocorrerá no dia 31 de outubro de 2018, no Ceulp/Ulbra, sob o título “SEXUALIDADE, DIVERSIDADE E LIBERDADE: PRÉ-CAOS 2019”.
Gleidy Braga está entre os convidados que integram a mesa redonda. Braga é Jornalista, Advogada. É especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Foi Professora voluntária de Direitos Humanos, no curso de Serviço Social do Instituto Tocantinense de Pós-graduação (ITOP) e de Oficina de Jornalismo e Direitos Humanos, no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Secretária Estadual de Cidadania e Justiça do Tocantins e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Administração Penitenciária. É Presidenta dos Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas, dos Direitos da Mulher e do Fundo de Defesa do Consumidor. Foi membro do Conselho Superior do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen), do Ministério da Justiça, representando a região Norte. Foi superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade do município de Palmas, de 2013 a agosto de 2014. Também trabalhou como assistente e assessora técnica na Secretaria Nacional de Juventude da Secretária Geral da Presidência da República para as temáticas de gênero e de comunicação, entre 2011 e 2012. Foi Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher representando a Secretaria Geral da Presidência da República em 2012. Neste mesmo período foi também membro do Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e membro do Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração de proposta do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Os demais convidados que compõe a mesa redonda serão O educador físico, Pierre Brandão; a psicóloga Dhieine Caminski; e a economista e vice-presidente da ATRATO, Rafaella Alexandra Vieira. Além da mesa redonda, a programação contará com minicursos, testes rápidos de sangue, exibição de filme e sarau.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link. Com a participação no evento, os inscritos receberão certificado de 10 horas.
Confira a programação completa:
– Cine Alteridade Especial: filme “A garota dinamarquesa”, das 12h às 14h, sala 220 F;
– Minicurso 1: Sexualidade Masculina: saúde e disfunções sexuais, com Dr. Adelmo Aires Negre, das 15h às 17h, sala 221
– Minicurso 2: Terapia Sexual: a vida com mais prazer, com Sexóloga Glícia Neves da Costa, das 15h às 17h, sala 223
– Minicurso 3: Sexualidade Feminina: saúde e disfunções sexuais, com Dra. Marcia Cristina Terra de Siqueira Peres, das 15h às 17h, sala 227
– Teste rápido, com o Núcleo Henfil, das 17h às 19h, nas salas 424 e 425
– Sarau, das 17h às 19h, no hall do Núcleo Alteridade
– Mesa redonda, das 19h às 22h, no auditório central, com os profissionais:
– Dhieine Caminski, psicóloga, especialista em Saúde da Família (UNIVALI) e gerente de Saúde Mental da SEMUS – Palmas
– Gleidy Braga, jornalista e bacharela em Direito, especialista em Gestão e Políticas Públicas (FESPSP) e mestranda em Desenvolvimento Regional (UFT)
– Pierre Brandão, educador físico (CEULP), fisioterapeuta (FUNEC), mestre em Gerontologia (UCB) e doutor em Educação Física (UCB)
– Rafaela Alexandra Vieira, economista, especialista em Gestão Pública, Gestão de Pessoas. Gerenciamento de Projetos e Orçamento de Finanças Públicas e vice-presidente da ATRATO (Associação das Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins).