Seminário da Universidade Federal da Bahia discutirá o tema durante os dias 1 e 4 de setembro
Conforme o Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, medicalização é o processo no qual as questões da vida social são reduzidas à lógica médica. Ou seja, vincula-se o que não está adequado às normas sociais a uma suposta causa orgânica, causada pelo adoecimento do indivíduo. Para discutir esse assunto a Universidade Federal da Bahia (Ufba) realiza o IV Seminário Internacional sobre Medicalização. O tema deste ano é “A Educação Medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos”.
O evento será realizado entre os dias 1 e 4 de setembro, no Senai Cimatec, localizado na Av. Orlando Gomes, número 1845, em Salvador (BA). Conforme a organização, o evento tem por objetivos: problematizar os olhares e práticas dominantes em relação às diferenças; aprofundar a construção de propostas de pesquisa e atuação profissional que operem rupturas em relação à lógica medicalizante; e consolidar a articulação profissionais, pesquisadores e ativistas no enfrentamento à medicalização da vida.
A programação contempla uma diversidade de áreas interessadas no tema: educação, farmácia, filosofia, fonoaudiologia, história, neurociências, psicologia, psiquiatria, comunicação e artes. As informações sobre programação, inscrições e submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento: http://www.