Antônio Drauzio Varella: um exemplo de envelhecimento saudável

Lucas Nunes Barbosa – lucasnunesbarb@rede.ulbra.br

Antônio Drauzio Varella é um renomado médico oncologista, escritor e divulgador científico brasileiro. Nascido em 3 de maio de 1943, em São Paulo, formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1968, especializando-se em oncologia no Hospital do Câncer de São Paulo. Durante a década de 1970, trabalhou no Hospital do Câncer, no Hospital do Servidor Público Estadual e no Hospital do Ipiranga.

Drauzio também é autor de diversos livros, incluindo “Estação Carandiru” (1999), que relata suas experiências como médico voluntário no maior presídio da América Latina, e “Por um Fio” (2004), sobre o câncer. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas e venderam milhões de cópias em todo o mundo.

Ao longo de sua carreira, Drauzio recebeu inúmeros prêmios, incluindo a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo governo brasileiro em 2018, e o Prêmio Jabuti, em 2000 e 2016, na categoria “Ciências Naturais e Tecnologia”e se tornou um importante divulgador científico e defensor da saúde pública no Brasil e no mundo, sendo amplamente respeitado por sua contribuição à medicina e à sociedade.

Além de câncer, Drauzio tem forte influência no combate da AIDS e na prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis, que se iniciaram em 1989 quando Drauzio foi voluntário no presídio Carandiru, no qual investigou a prevalência do HIV entre os detentos.

Hoje Drauzio Varella é um personagem de muita importância para a sociedade, através da comunicação. Com sua influência, Drauzio consegue promover acesso a informações para grande parte da sociedade de forma acessível, pela TV, revistas, sites e outros meios de comunicação, promovendo então a promoção de saúde e bem estar da sociedade. 

Com forte influência nos veículos de informação, Drauzio Varella ergue a bandeira do envelhecimento saudável, sendo não somente um ícone em comunicação, mas também um grande exemplo a ser seguido, Drauzio os 50 anos de idade, decidiu realizar sua primeira maratona, e atualmente aos 79 anos de idade, ele completa uma maratona em Londres de pouco mais de cinco 5 horas de duração, sendo um exemplo de envelhecimento ativo e de forma saudável, influenciando o público de todas as idades.

Fonte: encurtador.com.br/juLW4

Para Freitas (2011) o envelhecimento saudável é uma pauta extremamente relevante a ser discutida, principalmente em relação ao crescente de casos de inaptidão física e dependência, que podem acarretar doenças crônicas, sequelas , fraturas ósseas, doenças cardiovasculares e diversas outras complicações. Veiga (2016) completa que partir  de diversos fatores a importância de  estratégias como o exercício físico que buscam amenizar patologias e condições que afetarão diretamente o bem estar, desempenho funcional e cognitivo.

De acordo Nascimento (2011) a crescente no número de idosos, associada aos números de dificuldades que a idade pode acarretar, a atividade visita pode proporcionar um aumento na longevidade e um melhor enfrentamento acerca das demandas funcionais dessa população, podendo também  longo prazo pode promover uma melhora no desempenho cognitivo através de adequações cerebrais.

Ribeiro (2012) o exercício físico promove uma melhoria da capacidade física, proporcionando uma melhor disposição e interação social. Alguns idosos por diversas vezes se sentem sozinhos e fragilizados, a atividade física pode integrar esse idoso dentro de um novo contexto  onde eles podem conhecer e expandir o seu círculo de amizade, podendo evitar  também a tendência de isolamento.

Drauzio em entrevistas, reportagens e nos seus próprios meios de comunicação, estimula seu público a criarem hábitos saudáveis e garantirem um melhor envelhecimento. Mesmo aos 79 anos de idade, ele mantém o ritmo e enxerga na atividade física uma forma de se manter ativo. Este exemplo acaba se projetando em quem consome seus conteúdos, dada a influência desse personagem na comunidade em geral.

Drauzio também é um exemplo na luta contra o tabagismo e é uma referência na luta pelo antitabagismo, expondo os prejuízos do hábito de fumar. Por sua vez, Drauzio foi fumante dos 17 aos 36 anos de idade, e com frequência encoraja o seu público a abandonar esse hábito. Fumar em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares ataques cardíacos e diversas outras condições críticas de saúde (CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION, 2020).

Esse hábito também contribui com os surgimentos de doenças crônicas, impotência sexual e diversos outros prejuízos que diminuem a qualidade de vida dos indivíduos e quem está ao seu redor. Martins (2022) aponta que a disseminação da  nicotina se dá para todos os tecidos do corpo, tais como pulmão, cérebro e outros. Sendo também encontrado na saliva, no suco gástrico, leite materno, e com isso podemos entender a onda de prejuízos que esse hábito pode acarretar para a sociedade.

A partir do exposto, evidencia-se que Antônio Drauzio Varella é uma figura nacionalmente importante, pois além de levar educação popular em saúde para a sociedade brasileira, ainda é um exemplo vivo daquilo que acredita e defende. 

 Referências 

FREITAS, E.; PY, L. (Org.). Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª ed., 2011. p.1507-1521

VEIGA,  Bruna  et  al.  Avaliação  de  funcionalidade  e  incapacidade  de  idosos  longevos  em  acompanhamento ambulatorial utilizando a WHODAS 2.0. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio  de Janeiro , v. 19, n. 6, p. 10151021, Dec. 2016 .

NASCIMENTO, S. R. C. Nível de Atividade Física e Qualidade de Vida de Idosos. Monografia apresentada ao curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. Paraíba, 2011. 

RIBEIRO, J. A. B. et al. Adesão de idosos a programas de atividade física:motivação e significância. Revista Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 4, p. 969-984, out./dez. 2012.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Health Effects of Cigarette Smoking. Disponível em <:  https://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/fact_sheets/health_effects/effects_cig_smoking/ >. Acessado em 28 mar. 2023.

MARTINS, S. R. Nicotina: o que sabemos? Nota técnica sobre a nicotina. ACT Promoção da Saúde. Rio de Janeiro: 2022. 48p. Disponível em: <https://actbr.org.br/uploads/arquivos/ACT-Nicotina-NotaTecnica-%284%29.pdf> Acesso em: 28 Mar. 2023.