Diálogo entre abordagens e suas formas de agirem acerca de um caso.
Ocorreu nesta quinta-feira, 07 de novembro, no miniauditório Ulbra Palmas o evento Diálogos Clínicos, que contou com a presença de acadêmicos da Clínica Escola de Psicologia (SEPSI) da Ulbra Palmas. O caso foi apresentado través de uma dramatização, que foi interpretado pelo acadêmico de Psicologia Lucas Nascimento. A mesa de diálogo foi composta pelas acadêmicas Luiza Dantas e Glayce, trazendo a perspectiva da abordagem Sistêmica, Samara abordando sobre a Psicanálise, Sarah Coelho descrevendo como seria o andamento do caso de acordo com a abordagem Terapia Cognitivo – Comportamental, Carla Afonso e Maysa Almeida abordando acerca da Análise do Comportamento, e as acadêmicas Valéria de Oliveira e Sandra Aguiar da Psicologia Analítica.
De acordo com a acadêmica Luiza Dantas, esse evento tem extrema importância para os demais estudantes do curso:
“Considero esse evento de grande importância, pois ele permite que acadêmicos do último ano do curso, já com maior familiaridade com suas abordagens, compartilhem seu conhecimento com outros estudantes que estão no início ou na metade do curso, ou que estão prestes a ingressar no último ano. Esse momento proporciona uma oportunidade valiosa para que os participantes esclareçam dúvidas sobre como cada abordagem agiria diante de determinado caso clínico. E é uma chance para compreenderem tanto as diferenças quanto às semelhanças entre as abordagens.”
Neste evento, os acadêmicos compartilharam suas perspectivas, métodos de intervenção e formas de compreender o caso e o paciente. Essa exposição foi de grande importância para estudantes, especialmente para aqueles que estão indecisos sobre qual abordagem escolher no último ano de curso para o estágio clínico. Ao conhecerem as particularidades e os pontos em comum entre as abordagens, os acadêmicos puderam ter uma visão mais clara das possibilidades da prática clínica e dos caminhos possíveis a serem percorridos de acordo com cada linha teórica.
O evento também contou com a abertura do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia 2025, onde foi exposto o tema “FAMÍLIA: tudo o que você queria saber e tem vergonha de perguntar”. O CAOS, no contexto da Psicologia, oferece uma forma de enxergar o Ser além de rótulos ou concepções pré-estabelecidas. O ser humano, objeto de análise do profissional de Psicologia, é repleto de imprevisibilidade e originalidade, refletindo a riqueza da existência. A partir do CAOS, surgem processos intensos de mudança, autossuperação e singularidade. É através do imprevisível e do radicalmente distinto que se revela a beleza da diferença. Esses princípios, alicerçados no Humanismo, são os pilares da Psicologia, que visa elevar a condição humana em toda a sua excentricidade, sem julgamentos. Esse é o propósito do CAOS, o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia do Ceulp/Ulbra.