As programações tiveram café da manhã especial, lembrancinhas e apresentações musicais.
No último final de semana, profissionais de saúde das unidades hospitalares estaduais celebraram o Dia Nacional do Psicólogo, instituído no dia 27 de agosto, por meio da Lei 13.407/2016 e o aniversário de 60 anos de regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil, através da Lei 4.119/1962.
As celebrações tiveram uma vasta programação para os profissionais que receberam café da manhã, lembranças e homenagens por meio de apresentações de corais e músicos. No Hospital Geral de Palmas (HGP), o coral da unidade fez uma homenagem. “Realizamos momentos como este para valorizar cada profissional que se dedica ao cuidado dos nossos pacientes e servidores, a equipe de Psicologia do HGP é muito atuante, sempre presente em todos os momentos, dando suporte a todos que necessitam”, disse o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo.
Em Gurupi, no Hospital Regional (HRG) também houve apresentação musical do cantor Eliezer Rosa de Oliveira, distribuição de lembranças, mural demonstrativo das atividades de Psicologia realizadas nos setores da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidades Semi-Intensivas (UCINCO) e COVID, além de uma mesa recheada de delícias na programação do “Café e Psicologia: Com Saber e sabor”. A ação foi de responsabilidade da Supervisão Assistencial do Serviço de Psicologia, com apoio do Setor de Humanização.
O diretor geral do HRG, Fernando Mota, falou da importância do trabalho dos psicólogos dentro do hospital e na sociedade. “A função dos psicólogos é de extrema importância e de grande responsabilidade. Pelo complexo trabalho que desempenhamos, temos que reverenciar a dedicação e o compromisso demonstrado pelo nosso corpo de profissionais desta área, que lida a todo o momento com a dor do outro, no intuito de minimizar o sofrimento dessas pessoas.”
Thais Mota, coordenada da Psicologia do HRG, relata que “O HRG possui hoje 25 psicólogos atuando, 24 horas por dia, sete dias da semana, na assistência direta ao paciente, familiares e equipe; buscando aliviar o sofrimento emocional e contribuindo com os processos de internação e alta hospitalar.”
Na região norte, os profissionais do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUGU) receberam um café da manhã. O evento contou com a presença dos plantonistas, direção da unidade e convidados. “A equipe de psicologia aproveitou o momento para refletir sobre a importância de se levar em consideração os processos sociais e emocionais na compreensão e diagnóstico da doença”, disse a diretora Geral do Hospital, Cristiane Costa Uchôa.
Já em Araguaína, no Hospital Regional (HRA) celebrou a data com uma palestra com o representante do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins, Edgar Henrique Hein Trapp, sobre a “Psicologia Intervenção e Crise”. Graziela Piva, coordenadora da psicologia do HRA, ressalta que “a data deve ser celebrada, com mais informações, cultura, um cuidado com os nossos servidores que tanto se empenharam nos momentos da pandemia e agora podemos fazer momentos bonitos assim com a parceria do Conselho, grande apoiador da categoria”, disse.