Minha experiência no SUS em Novo Acordo-TO

Quando eu morava no interior do Tocantins na cidade de Novo Acordo/TO, tive várias experiências no SUS, algumas ruins e outras completamente desumana. Eu e toda a minha família somos dependentes do SUS, já que não temos plano de saúde privado. 

Uma experiência marcante que vivenciei diretamente no SUS, foi quando uma fatalidade me aconteceu. Cortei o meu pé, foi um corte profundo com sobras de uma garrafa de vidro, precisei ir às presas ao hospital municipal (era a única unidade de saúde em funcionamento na cidade) a minha família não tem carro, por sorte o vizinho tinha carro e me levou. O SAMU ainda não existia por lá, e a ambulância estava quebrada. Cheguei após as 19h, o médico não estava, conseguiram entrar em contato com ele, enquanto não chegava, os enfermeiros ali presentes, foram me dando os primeiros socorros, estava perdendo muito sangue. O hospital se encontrava em uma situação tão parca, que faltava muito coisas básicas, os pontos foram feitos no meu pé sem anestesia pois não tinha. 

Ainda hoje, é comum o médico de plantão não ficar na unidade de saúde, ele fica no hotel, quando surge emergência, entra em contato por ligação, em alguns casos demora muito para atender. O médico por telefone avalia a situação do paciente, se não considerar extremamente urgente, ele não vai até a unidade, apenas orienta o enfermeiro(a) para fazer a medicação. Os meus irmãos de 10 anos e a minha vó de 69 anos usam com frequência o SUS na cidade de Novo Acordo, é lamentável a situação que a minha família e a comunidade passam por necessitar do atendimento público. 

Em cidades do interior não tem tanta fiscalização e participação ativa da população, não tem a cultura de denunciar os descasos, eu já vivenciei diretamente e indiretamente situações inadmissíveis no SUS, mas nunca denunciei, apenas deixo passar. Inúmeras vezes já liguei na unidade de saúde e raramente atendem ao telefone, quando atendem, é um mau humor, para ser sincera grande parte dos funcionários ali são mal-humorados, tratam mal os pacientes, eles têm uma falsa crença que nada acontece por eles serem concursados

Embora o SUS seja uma ampla rede de saúde pública com multiprofissionais e unidades em todo o território nacionais, existe deficiências no sistema, escassez de profissionais qualificados, desabastecimento de medicamentos, equipamentos, matérias etc. É um grande desafio a ser percorrido para humanizar os atendimentos, além do mais, para garantir a saúde a todos, independente da região ou situação socioeconômica, é extremamente importante investimento na infraestrutura e aumento na verba para saúde pois há precariedade imensuráveis em todos os setores abrangentes do SUS.