Awake: não durma no ponto

Um jogo em que o sono deixa o sonho de 1 milhão de dólares mais longe.

Lucas Nunes Barbosa – lucasnunesbarb@rede.ulbra.br

 

Divulgação Netflix

Não Durma no Ponto (Awake: The Million Dollar Game) é um reality show apresentado por James Davis, lançado em 2019 pela a Netflix cuja a ideia do jogo  principal é fazer com  que os jogadores efetuem desafios relativamente simples, em extrema privação do sono. Os participantes são submetidos a ficarem mais de 24 horas acordados, passando por provas em que exige uma capacidade de atenção, equilíbrio, memória, coordenação motora e diversas outras condições a fim da tão desejada premiação de 1 milhão de dólares.

Inicialmente todos os jogadores são colocados em uma tarefa tediosa de contar moedas por 24h, e no final os participantes que tiveram uma quantidade maior de erros são eliminados e os demais seguem para o próximo desafio, que irá pôr em prova outro aspecto que podem ter sofrido com essa privação.  É interessante que todas as provas anteriormente são testadas por testadores descansados, e a partir dos resultados deles diante das mesmas provas, é possível notar a discrepância de desempenho em relação aos participantes em privação do sono.

É possível notar que os vencedores das provas, são aqueles que melhor conseguem lidar com essa privação. Entre as provas, diversos relatos de falta de atenção, dificuldade motora, de equilíbrio, memória e raciocínio são apresentados, com isso, podemos através deste divertido jogo enxergar os efeitos da privação do sono em tarefas simples que podem estar presentes no nosso dia a dia.

Em uma das provas, os jogadores tinham que passar uma linha por dentro de todas as agulhas fixadas em uma base, em um determinado período de tempo, nesse desafio é possível notar que após mais de 24 horas de privação do sono, os participantes tiveram uma grande dificuldade de exercer suas capacidades motoras, tendo um deles que relata ter dificuldade na visualização do furo. Cardoso (2020) apontou a associação entre a menor duração do sono com o rebaixamento de desempenho em tarefas manuais, podendo então associar com a demora na execução da tarefa.

Em um dado momento do jogo, os participantes têm os seus reflexos testados: um ovo é fixado próximo ao rosto, e quando um sinal de luz é acionado eles precisam quebrar o ovo o mais rápido possível. Os testadores descansados dessa prova tiveram um tempo de reação de em média 0.30 segundos, no entanto, um dos participantes teve a com média de 1.14 segundo, e nenhum deles se equipara a média dos indivíduos descansados, mostrando então o quanto o sono pode prejudicar o tempo de ação frente a uma atividade simples.

Divulgação Netflix

Trazendo aspectos das provas anteriormente citadas, essa extrema privação pode trazer prejuízos na concentração, na coordenação e no tempo de reação. De acordo com as informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, pessoas com mais de 24 horas de privação do sono, podem sentir efeitos semelhantes a 0,10%  de concentração de álcool no sangue. Neste sentido, é possível evidenciar que a privação de sono se relaciona com aumento da exposição a riscos de acidentes de trânsito, por exemplo, bem como se associa com o envolvimento em outras atividades potencialmente perigosas, já que a área cerebral responsável pelo juízo crítico é afetada pelo sono insuficiente (CDC, 2020).

Na dinâmica seguinte, os participantes devem arremessar em uma base perfurante, balões com moedas no interior, o desafio consiste em pegar o maior número de moedas, antes que elas caiam no chão, em um determinado tempo. No decorrer do desafio, os participantes relatam a dificuldade visual em enxergar as moedas caindo, e alguns deles inclusive, confundem as moedas com um pedaço de balão. Gazzaniga, Ivry e Mangun, (2006) traz através de estudos de neuroimagem que essa privação pode afetar áreas do cérebro relacionadas ao processo visual, podendo prejudicar a localização de objetos em movimento.

A dinâmica a seguir consistia em desparafusar a tampa de um chimpanzé de brinquedo que emite um som, a fim de retirar as pilhas dos brinquedos. Os jogadores durante a realização dessa prova relataram uma enorme dificuldade motora em desparafusar o brinquedo, principalmente com a presença do som que o mesmo emitia, com isso, podemos entender o prejuízo da privação de sono nesse aspecto, pois se trata de um tipo de atividade que diariamente pessoas estão expostas, seja em casa ou no trabalho. Os testadores descasados tiveram uma média de oito brinquedos desparafusados, enquanto o participante em privação com o melhor rendimento, conseguiu retirar as pilhas de apenas 4 brinquedos.

                                                                                                         Divulgação Netflix

Isso ocorre devido ao período ativo do indivíduo e com a falta de sono, os participantes não conseguem restabelecer suas funções motoras e cognitivas, e por isso é comum identificar diversas dificuldades que os jogadores encontram no decorrer da dinâmica, considerando o decréscimo no desempenho. Jansen (2007) assinala que o sono é um um processo essencial para o equilíbrio do funcionamento humano, assim como outras necessidades básicas como alimento e água.

Assim, a falta de sono, seja ela decorrente de uma privação voluntária ou devido a condições específicas de saúde, pode causar alterações significativas nas dimensões físicas, emocionais, sociais, ocupacionais e cognitivas do indivíduo.

Em um dos episódios, os jogadores foram levados a ouvir os sons de animais, e em seguida, separar as cartas que representam cada animal, o participante com a maior quantidade de acertos, venceria a prova. Nesse desafio os participantes relataram a dificuldade de concentração e até mesmo alteração na audição.  Babkoff (2005) entende que a diminuição da percepção auditiva pode haver relação com a privação do sono, em um estudo apontam o rebaixamento de em média 28% na resolução de estímulos auditivos após uma noite mal dormida.

No decorrer do programa os desafios mostram aos espectadores a importância de manter uma boa noite de sono, pois os prejuízos dessa privação podem influenciar diretamente no desempenho dos indivíduos em exercer tarefas simples, prejuízos esses que podem inclusive expor as pessoas a uma condição de risco e ao desenvolvimento de doenças. O reality consegue de forma divertida gerar reflexão dos espectadores acerca das complicações cognitivas e fisiológicas em indivíduos com extrema privação do sono.

Referências

BABKOFF. Effect of the diurnal rhythm and 24 h of sleep deprivation on dichotic temporal order judgment. 2005.

CARDOSO, L. R. L. et al. Sleep Restriction Effects on a Robotic Guided Motor Task. In: 8th International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics , Anais 2020.

CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. NIOSH Training for Nurses on Shift Work and Long Work Hours. 2020. Disponível em <: https://www.cdc.gov/niosh/work-hour-training-for-nurses/longhours/mod3/08.html#print >. Acessado em 14 mar. 2023.

JANSEN JM, et al. Medicina da noite: da cronobiologia à prática clínica. SciELO – Fiocruz: Rio de Janeiro. 2007

Gazzaniga, M.S., Ivry, R.B. & Mangun, G.R. (2006). Neurociência cognitiva:  a  biologia da  mente,  (2ª  ed.).  São  Paulo:  Artmed Editora.