Sara e Martin aparentemente vivem um casamento harmonioso e cercado de laços afetivos, todavia ela sofre agressões constantes do mesmo, fator esse que levanta o questionamento cada vez mais constante da responsabilidade profissional e social nesse contexto. A princípio percebe-se a relevância de se discutir a violência doméstica no contexto das políticas públicas, frente à necessidade de que façamos uma análise do contexto histórico brasileiro, especialmente no que se refere entre os períodos de 1960 e 1980, dando maiores significados para as políticas sociais, em principal o olhar da Psicologia e a inserção de novos elementos na profissão que são de suma importância para a atualidade.
Assim sendo, faz se necessário traçar historicamente os caminhos da profissão no Brasil, neste sentido de reconstruir os laços, compromissos, tendências e vínculos estabelecidos com as classes sociais que explicam as marcas e desafios que a profissão enfrenta atualmente no que tange às demandas de violência doméstica contra a mulher. Observa-se aqui a data de 8 de março, juntos aos achados históricos:
O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX (Queiroz, 2000).
Os serviços ofertados indiscutivelmente são imprescindíveis para que se obtenha êxito no atendimento às vítimas, inclusive pode-se destacar que a Psicologia no Brasil também surgiu a partir da questão social onde a sociedade passa a ser base de estudo, inclusive os seus comportamentos e aspectos cognitivos.
A importância da Psicologia no decorrer do seu contexto histórico, teve o intuito de atender as exigências postas aos profissionais, bem como atender às requisições do Estado, que visavam construir seu suporte teórico e ampliar seus referenciais técnicos, se distanciando da igreja que aparentava ser contra.
A Política Pública de Assistência Social está estabelecida nos direitos sociais da população em situação de risco social segundo definição da Política pública de Assistência Social. De acordo com o artigo primeiro das LOAS, a Assistência Social, direito do cidadão e dever do estado é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos, realizada por intermédio de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento ás necessidades básicas
Interessante ressaltar que se nota, que é no mesmo período que acontece a maturidade da profissão, onde se tem centros de formação e pós-graduação que amplia o conhecimento dos estudantes e dos profissionais e quando decorre também a organização política da profissão.
FICHA TÉCNICA
Título original: Sleeping with the enemy
Ano produção: 1991
Dirigido por: Joseph Ruben
Gênero: Drama, Suspense
País de Origem: Estados Unidos da América
REFERÊNCIAS
BRASIL. LOAS/1993 Lei orgânica da Assistência Social. Brasília, MPAS/ Secretaria do Estado de Assistência Social, 1999.
Ministério da Saúde. (2002). Violência intrafamiliar: orientações para a prática em serviço Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília, DF.
QUEIROZ, Fernanda Marques e DINIZ, Maria Ilidia-a, SERVIÇO SOCIAL, LUTAS FEMINISTAS E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER em Temporais: Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em serviço Social (ABPESS) / associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. – Ano 1, n. 1 (jan.jun.2000) – Brasília: ABEPSS, 2000.