Luca é um filme produzido pela Pixar em parceria com a Disney, lançado em 18 de junho de 2021, disponível na plataforma de streaming Disney. Nesse filme acompanhamos a história de dois seres marinhos, Luca e Alberto, que resolvem se aventurar além do fundo do mar. Ao encontrarem uma riviera italiana (cidade costeira) passam a viver diversas aventuras, juntamente com sua nova amiga humana Guilia e seu pai Massimo. O filme além de encantar pelas cores, a ótima animação e uma imersão turística, também nos faz pensar o quanto as diferenças de personalidades podem ser potencializadoras, se unidas da melhor forma possível. Vemos isso através dos personagens principais, enquanto Luca é inteligente e cauteloso, Alberto é um espírito livre, que não mede as consequências de suas ações, à junção improvável desses dois amigos, nos leva a entender o poder das relações e como podemos aprender com isso.
A transformação começa de dentro para fora
Ao sair da água Luca assume uma forma humana e ao ser molhado suas escamas começam a aparecer se voltando novamente para sua forma marinha. Muito além de uma transformação física, podemos enxergar aqui um simbolismo sobre a transformação da mente. Quando Luca é apenas um monstro marinho ele se limita a vida com seus pais na fazenda, tendo pouco contato com pessoas da sua idade, se vê preso a uma rotina. Ao conhecer Alberto, passa a virar humano mais vezes, quebrando aos poucos as barreiras de seu inconsciente, começando então a vivenciar novas experiências. O que nos leva a uma segunda lição:
É bom para o cérebro experimentar coisas novas
Luca sob a influência de Alberto resolve romper os limites impostos pelo país, indo até a cidade dos humanos, chegando lá se depara com um trânsito caótico, faz uma nova amizade e passa a experimentar diversas coisas como; macarrão, sorvete, melancia e andar de bicicleta. Passa a vivenciar uma cultura totalmente diferente da sua, e chega até mesmo a fazer comparações de como moedas são coisas inúteis e como os humanos nadam de um jeito constrangedor. Mas é através dessas experiências que Luca vai se desvinculando dos seus medos e receios, e enxergando o mundo por uma nova perspectiva, vivenciando coisas que só existiam no mundo das ideias e das suas perguntas sem respostas.
“A cognição se constitui pelas experiências sociais, e a importância do ambiente nesse enfoque é fundamental”. À medida que aprende, a criança – e seu cérebro – se desenvolve’’ Vygotsky
O poder da amizade
Segundo a revista Perspectives on Psychological Science, manter uma rede de amizades proporciona a redução do estresse, aumenta as defesas do corpo e prolonga a vida, podendo proporcionar hábitos melhores, afugentando depressões e ajudando com doenças. Lucas e Alberto, são como a metade de dois quebras cabeças que se encaixam, completando um ao outro com que tem em si, Lucas possui uma educação rigorosa dos pais, enquanto Alberto lida com a falta de paternidade. Luca possui uma inteligência culta, enquanto Alberto uma inteligência prática ao se considerar especialista no mundo dos humanos. Enquanto um é a emoção o outro é a razão, assim fazem da amizade uma força mantenedora para caminharem para frente, enfrentando os medos e vivenciado as dificuldades. Quando os dois encontram Giulia, se tornam ainda mais fortes, a mesma traz os ingredientes que faltavam, a delicadeza e a estratégia.
A partir daqui contém Spoilers.
Silêncio, Bruno!”
Um ponto importante dessa amizade, é como Alberto incentiva Luca a superar seus medos, em uma cena do filme, vemos os dois juntos tentando montar uma vespa, logo depois de juntarem as peça decidem descer uma colina, Luca fica muito inseguro e com medo do resultado. Logo então Alberto grita pra ele ‘’silêncio bruno!’’ Quando Luca questiona quem é Bruno, Alberto diz que é aquela voz na cabeça que fica dizendo que as coisas não vão dar certo. ‘’Bruno’’ seria então a própria revelação do medo inconsciente a qual carregamos. Embora não seja uma tarefa fácil, calar nossos medos requer um passo de ação e coragem, e muito além disso um autoconhecimento sobre nossos limites. Luca estava limitado a pensar que não chegaria tão longe, Alberto enxerga nele um potencial e o incentiva. Às vezes tudo que precisamos é de um incentivo, não só de terceiros mas de nós mesmos, e entender que no meio do caminho podemos cair porém sem deixar de tentar.
Aceitar as diferenças
O Filme nos mostra como a falta de conhecimento pode ocasionar coisas terríveis, a população da riviera é totalmente contra monstros marinhos, eles acreditam que são criaturas terríveis que causam destruição e que provocam medo, os moradores até mesmo chegam a caçar esses monstros e a terem isso como um troféu. Luca e Alberto têm que se esconder ao máximo para que ninguém descubra sua verdadeira face, pois correm risco de vida. Mas com o passar do filme, ambos vão vencendo os obstáculos e conquistando as pessoas, mostrando sua verdadeira identidade, indo além da aparência, fazendo com que as pessoas passem a compreender melhor que o verdadeiro monstro é a ignorância.
Ir em busca dos seus objetivos é como voar
Luca e Alberto, decidem participar de uma maratona local para concorrer a uma vespa, já que na cabeça de Luca quem tem uma vespa pode voar, ambos juntamente com Giulia se esforçam muito em busca desse objetivo, treinam sem parar, buscar manter o foco e vencer seus obstáculos. Obstáculos esses que se dão até mesmo entre os dois e suas diferenças. A vespa representa um simbolismo de liberdade, não só fisicamente, mas libertação da mente, dos propósitos e das amarras, nesse momento de clímax Luca expõem mais suas ideias tentando se desvincular apenas daquilo que aprendeu com Alberto, buscando experiências que passa a experimentar sozinho, descobrindo coisas por si só. O que de início abala a amizade dos dois. Logo depois dos dois conseguirem fazer essa separação e se entenderem conseguem mostrar para a cidade sua real identidade.
O conhecimento abre portas
Luca sempre se mostra muito curioso, se vislumbrando a cada descoberta, ao se deparar com os livros de ciência de Giulia decide que precisa ir além, emergindo ainda mais no conhecimento sobre o mundo humano, e numa simbologia de que devemos sempre caminhar pra frente, Luca parte em um trem rumo a novos acontecimentos e novas descobertas.
“O conhecimento emerge apenas através da invenção e da reinvenção, através da inquietante, impaciente, contínua e esperançosa investigação que os seres humanos buscam no mundo, com o mundo e uns com os outros. O conhecimento é um processo que transforma tanto aquilo que se conhece, como também transforma o conhecedor’’ Paulo freire
Assim como Luca devemos manter por perto boas amizades, fortalecer nossa identidade, sempre indo em busca do conhecimento, seja ele o conhecimento sobre si próprio ou sobre as diversas coisas do mundo. Devemos manter a curiosidade, vencer os obstáculos através da motivação e a coragem. SILÊNCIO BRUNO!
Ficha técnica
Data de lançamento: 18 de junho de 2021 Disney +
Duração: 1h 36min
Gênero: Animação, Família
Disponível em: Disney+
Direção: Enrico Casarosa
Roteiro Jesse Andrews, Mike Jones
Elenco: Jacob Tremblay, Jack Dylan Grazer, Emma Berman
Referências
BOTELHO, Bruno. Luca filme 2021. AdoroCinema, 2021. Disponível em:https://www.adorocinema.com/filmes/filme-285584/ > acesso em 20 de fevereiro de 2022
COELHO, Andressa.5 lições de vida para aprender com Luca
turmundonerd, 2021 Disponível em: <https://turnmundonerd.com.br/licoes-para-aprender-com-luca/>. Acesso em 20 de fevereiro de 2022.
Luca Direção: Enrico Casarosa Produção: Pixar . Disney+ 18 de junho de 2021 duração 1h35 Disponível em: <https://www.disneyplus.com/home>. Acesso em: 24 de junho de 2021.
LUCAS. Monstros marinhos e terrestres: conheça os personagens de luca. ocamundongo 2021. Disponível em < https://www.ocamundongo.com.br/luca-personagens/> Acesso em 20 de fevereiro de 2022
SALLA, Fernanda. Neurociência: como ela ajuda na aprendizagem. novaescola 2012. Disponivel em <https://novaescola.org.br/conteudo/217/neurociencia-aprendizagem> aacesso em 20 de fevereiro de 2022.
VACCARI, Beatriz. crítica luca/uma Ode as amizades de infância. canaltech, 2021. Disponível em https://www.google.com/amp/s/canaltech.com.br/amp/entretenimento/luca-disney-plus-critica-187158/> acesso em 20 de fevereiro de 2022.