BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
No livro Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra, o autor Leonardo Boff que é professor de teologia, filosofia, espiritualidade e de ecologia e autor de inúmeras obras, busca detalhar o cuidado em suas várias concretizações: cuidado com a Terra, com a sociedade sustentável com o corpo, com o espírito, com a grande travessia da morte. A ótica do cuidado funda uma nova ética, compreensível a todos e capaz de inspirar valores e atitudes fundamentais para a fase planetária da humanidade.
Boff inicia o livro retratando a relação de cuidado que remontamos a um chaveirinho eletrônico chamado tamagochi, uma invenção japonesa de 1997, de um bichinho virtual que precisava de cuidado (ser alimentado, de carinho, de dormir, entre outras necessidades) para que não morresse. A partir daí o autor começa a analisar que tipos de relações se constroem na atualidade, nas quais investimos tempo e cuidado a seres virtuais para superar a solidão.
Dentre os 11 capítulos que compõem o livro, retrata-se o descuido com o ser humano e de que forma ocorre em nossa civilização atual, descreve sobre a historicidade dos mitos e fábulas na sociedade, discorre sobre as dimensões, natureza, concretizações e patologias do cuidado, e por último exemplifica modelos de vivências acerca deste ato de cuidar.
A fábula-mito do cuidado faz uso de várias figuras mitológicas (Júpiter, Terra, Saturno), para nos mostrar que o cuidado é antes de tudo uma atitude, como nos fala o autor:
“Cuidar é mais que um ato, é uma atitude. […] Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e envolvimento afetivo com o outro.” (BOFF, 1999, p.33)
Enfim, o ser humano como ser social e histórico, é fruto de suas relações entre seus pares e também com a natureza em geral, essa troca de afeto, de experiências de vida, é fundamental para o movimento de construção e desconstrução de nossa identidade.
Para você leitor que se preocupa com a construção de suas relações afetivo-sociais, e os efeitos que elas acarretam não somente para sua vida, mas para todo o Universo, recomenda-se a leitura deste livro que propõe uma nova visão, acerca do cuidado com o sujeito homem e seu meio ambiente.