Domínio Químico do Cotidiano

Novamente a Napalm Sistema de Som investe seus ruídos analógicos & digitais na temática da biopolítica e seus emaranhados econômicos, criminológicos, normativos…

Na faixa Domínio Químico do Cotidiano – gravada no Cerrado Tocantinense e mixada no Pampa Gaúcho – compartilhamos o pensamento do professor de Sociologia e Antropologia da Universidade de Strasbourg, David Le Breton exposto na obra “Adeus ao Corpo: antropologia e sociedade” publicada originalmente em 1999.

Com sua visão critica frente a percepção do homem contemporâneo sobre seu “acessório corpo” o autor provoca nossa visão cotidiana com fatos dignos das narrativas futuristas e fantásticas de escritores do naipe de Julio Verne, H.G. Wells e William Gibson.

Para o Portal (En)cena o NSS selecionou fragmentos sobre as tecnologias psicofarmacológicas, que como qualquer invenção instrumental do homem pensante foi traduzida para as mais diversas oportunidades.

Atualmente a industria farmacêutica psicotrópica se presta para os mais variados momentos culturais: desde o controle disciplinar químico em prisões, manicômios judiciários, hospitais e/ou alas psiquiátricas, abrigos e centros socioeducativos (1) até o uso “recreativo” de jovens que no intituito de resistir aos seus diagnósticos aproveitam a disponibilidade para catalisar entretenimentos em coquetéis de faceirice dosados com produtos lícitos e ilícitos oferecidos no amplo e veloz mercado globalizado.

Ressaltemos que a Trilha em voga pauta mais uma tecnologia do mundo hodierno e que de modo algum a NSS utiliza uma nostalgia romântica de radicalidade contra essas maravilhas do mundo contemporâneo, entendemos que pela diversidade de usos culturais é apropriado trazer a temática a baila sem preconceitos ou moralinas ascéticas que por ventura possam ser encontradas em receituários alheios.

Referência

Le BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade; tradução Marina Appenzeller. – Campinas, SP: Papirus, 2003.

[1] Sugerimos aos interessados nessas questões de políticas públicas verificar com os órgãos responsáveis pelas Políticas de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente o montante de orçamento investido pelos Centros Socioeducativos de Internação na aquisição de psicofarmacos bem como verificar desse montante quais as fórmulas e laboratórios recebem as maiores fatias do mercado. Pode-se também comparar os diagnósticos, os receituários e os investimentos para entender a peculiaridade de cada “espaço pedagógico”. 

Faça o download da trilha: http://ulbra-to.br/encena/download/2012/01/26/Dominio-Quimico-do-Cotidiano/download