Escolher a profissão não é tarefa fácil. Alunos de ensino médio, por vezes, têm dúvidas sobre qual curso de graduação optar, qual área seguir. Em alguns casos, adolescentes e jovens têm visões limitadas sobre a área de atuação dos cursos e os possíveis caminhos da profissão. Pensando nesta realidade, o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) realiza, há 16 anos, a Exposição das Profissões – EXPRO.
A EXPRO, como é conhecida, é um evento institucional que acontece em três dias. Durante esse período, os cursos de graduação do CEULP/ULBRA se dispõem em stands no hall da instituição e expõem, aos visitantes, o que cada área faz, como atua no mercado de trabalho, com o que pode trabalhar, quais habilidades desperta no acadêmico. E essas explicações são feitas por alunos universitários dos respectivos cursos.
Em entrevista ao (En)Cena, a professora e coordenadora de Extensão do CEULP/ULBRA Cristina Filipakis explica como esta exposição acontece e como consegue atingir os objetivos propostos para o evento.
Professora Cristina Filipakis, coordenadora de extensão do CEULP/ULBRA
(En)Cena – Os alunos de ensino médio que chegam à EXPRO normalmente já têm em mente a profissão a seguir no futuro?
Cristina Filipakis – A maioria não. Eles chegam com muitas dúvidas, sem conhecer as opções que são oferecidas e o que de fato cada profissional faz. Os poucos que já possuem um curso em mente geralmente escolhem algum dos “cursos da moda”, como Medicina, Engenharia Civil e Direito, sem avaliar aptidão e perspectiva do mercado de trabalho para os próximos 4 ou 5 anos, prazo médio para que eles concluam um curso superior.
Curso de Educação Física na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Estética e Cosmética na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Enfermagem na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Ciências Contábeis em exposição. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Psicologia na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
(En)Cena – Você acha que o contato entre aluno de ensino médio e acadêmico de ensino superior atinge de forma melhor o objetivo da EXPRO?
Cristina Filipakis – Sim, pois o objetivo da EXPRO é a divulgação das diversas áreas que cada profissional pode atuar e o contato dos alunos de ensino médio com os acadêmicos de ensino superior permite que estes últimos transmitam-lhes a experiência da escolha de uma profissão, os desafios da educação superior e as vivências obtidas nas disciplinas teóricas e práticas do curso escolhido.
Curso de Serviço Social em dinâmica na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Direito na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Estética e Cosmética em atividade na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
(En)Cena – A movimentação que a EXPRO desencadeia na universidade também pode ser considerada um dos benefícios da Exposição?
Cristina Filipakis – Sim, os benefícios são evidentes, pois a Exposição permite que os visitantes conheçam o ambiente universitário e vislumbrem a possibilidade de fazer parte dele e o CEULP tem a oportunidade de mostrar à comunidade em geral e público interno (não só aos alunos de ensino médio) todas as áreas de formação que oferece.
Curso de Administração expondo na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Engenharia de Minas expõe maquete itinerante na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
(En)Cena – E qual é o benefício da EXPRO para os acadêmicos que expõem os respectivos cursos? O que a Exposição acrescenta na formação universitária deles?
Cristina Filipakis – Os acadêmicos veteranos dos cursos têm a oportunidade de repassar experiências vividas na universidade, de prestar auxílio a jovens que estão passando por um momento de indecisão (momento esse que foi há pouco tempo passado pelos próprios acadêmicos), de conhecer melhor a sua própria escolha e de até mesmo repensar a escolha feita, pois eles também têm a possibilidade de conhecer os outros cursos e suas especificidades.
Alunas no stand do curso de Biomedicina na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Fisioterapia na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Arquitetura e Urbanismo na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
(En)Cena expondo o projeto na Exposição. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Psicologia expondo na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
(En)Cena – Você também é professora dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do CEULP/ULBRA. No stand desses cursos, quais são as reações dos alunos que visitam e conhecem um pouco da realidade da profissão?
Cristina Filipakis – A curiosidade sobre tecnologias e assuntos relacionados é comum e no stand destes cursos as mais diversas formas de se aplicar a tecnologia são demonstradas. A computação é uma ciência ampla, que pode ser aplicada a todas as outras áreas de conhecimento e este fato faz com que os visitantes percebam que poderão atuar não só na computação, mas sim em outras áreas que talvez também tenham interesse.
Alunas participando de dinâmica desenvolvida pelo curso de Sistemas de Informação na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Stand do curso de Sistemas de Informação na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Alunos do ensino médio conhecendo stand do curso de Sistemas de Informação na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
(En)Cena – Há resultados de alunos que visitaram a EXPRO e, a partir dela, decidiram em qual curso de graduação ingressar?
Cristina Filipakis – Sim, temos relatos de vários acadêmicos que fizeram suas escolhas a partir da EXPRO e hoje fazem questão de trabalhar de forma voluntária na Exposição, pois entenderam a importância de um evento destes para a informação dos jovens sobre as profissões e o mercado de trabalho que os espera.
Curso de Ciências Contábeis em exposição. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Direito na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Biomedicina em atividade na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Engenharia de Minas na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA
Curso de Educação Física na EXPRO. Foto: ACS – CEULP/ULBRA