No documentário “My Beautiful Broken Brain” (2014) conhecemos a história da paciente Lotje Sodderland, 34 anos de idade, que sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico – o qual consiste no rompimento de um vaso sanguíneo, provocando sangramento no tecido cerebral e morte de células – que teve como causa uma malformação congênita nos vasos cerebrais – Consequentemente, a paciente adquiriu afasia de Broca, afasia expressiva caracterizada pela dificuldade em expressar o que se quer dizer, e apraxia da fala, ou seja, dificuldade em programar e planejar as sequências dos movimentos motores da fala, o que causa erros ao reproduzir os sons. Além disso, ela também adquiriu problemas na visão, especificamente na percepção de cores estranhas e rostos disformes.
Aprofundando-se neste tópico, um acidente vascular cerebral hemorrágico ocorre quando há um rompimento de um vaso cerebral, o que provoca sangramento, ou hemorragia, em certo ponto do sistema nervoso, tal fenômeno é indicado por sintomas como desmaios e convulsão. O AVC pode causar problemas em relação à comunicação se há dano decorrente desta condição nas partes do cérebro responsáveis pela linguagem, afetando a forma como se lê, fala, escreve e entende. Neste caso, são danosamente afetadas redes neuronais distribuídas em regiões corticais e subcorticais do hemisfério esquerdo, comumente o hemisfério dominante no que diz respeito à linguagem.
Destaca-se entre essas implicações a afasia de Broca, uma afasia motora cujos portadores têm dificuldade em encontrar palavras adequadas e, logo, de expressarem o que querem. A afasia de Broca é não fluente, o que significa que o paciente expressa poucas palavras, com um grande esforço em sua articulação. Embora o conteúdo verbal seja significativo, desenvolve-se dificultosamente. A paciente Lotje apresenta frases entrecortadas e incompletas, com uma nomeação pobre e compreensão deficiente de frases complexas. Vale frisar que a paciente é ciente de que tem a dificuldade na fala – um detalhe importante que diferencia a afasia de Broca de outros tipos de afasia – e por isso sofre frustração.
A área de Broca situa-se no hemisfério esquerdo (ou dominante) do cérebro. Situa-se acima e detrás do olho esquerdo, justo acima do sulco lateral e próxima à zona anterior do córtex responsável pelos movimentos do rosto e da boca. A principal função da área de Broca é a expressão da linguagem. É vinculada à produção da fala, o processamento da linguagem e o controle dos movimentos do rosto e da boca para articular as palavras.
Ao redor do sulco lateral do hemisfério esquerdo há uma espécie de circuito neural envolvido na compreensão e produção da linguagem falada, no final deste circuito está a área de Broca, associada com a produção da linguagem, e no outro extreme, no lóbulo temporal superior, se encontra a área de Wernick, associada com o processamento das palavras ouvidas. Enquanto esta última área seria uma entrada de linguagem, a primeira se consistira nas saídas, produção, expressão. As duas áreas são conectadas por um feixe de fibras nervosas, o fascículo arqueado, e a comunicação é bidirecional, ou seja, ambos enviam e recebem impulsos.
Considera-se que, quando se produzem as palavras, a área de Broca atua como intermediária entre a corteza temporal (que organiza a informação sensorial que chega) e a corteza motora (que leva a cabo os movimentos da boca). Assim sendo, a área de Broca coordena a transformação de informação através das redes corticais envolvidas na produção de palavras faladas. A figura abaixo mostra a proximidade das áreas supracitadas que, num cérebro saudável, possibilitam a boa expressão e compreensão da linguagem.
A paciente Lotje teve uma lesão nesta área de produção de linguagem, que, com suas conexões interrompidas ou profundamente deteriorada em virtude da hemorragia que afetou o fornecimento de sangue à área implicada, decresceu a uma fala pouco fluída, árdua e gramaticalmente incorreta, tendo problemas também com a leitura, embora a escritura, ao que nos parece, tenha sido conservada de alguma forma.
O comprometimento do córtex motor decorrente de lesões está relacionado não apenas com afasias, mas também com a apraxia. Em dada cena do documentário vemos Lotje ter dificuldade para inserir a chave na fechadura e destrancar a porta de sua antiga casa. Ela perdeu uma prévia habilidade motora, e isso é um exemplo de apraxia, condição neurológica cujo portador tem dificuldade, ou mesmo vê-se impossibilitado, em fazer certos movimentos embora seus músculos estejam normais.
Referências
Afasias. Disponível em: <http://www.apepalen.cyl.com/diversidad/diver/logope/AFASIAS.HTM>. Acesso em: 04 maio 2019.
Accidente cerebrovascular hemorrágico. Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/hemorrhagicstroke.html>. Acesso em 30 abril 2019.
AVC isquêmico e hemorrágico: sintomas, causas e sequelas. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/avc>. Acesso em 04 maio 2019.
Apraxia de Fala na infância – O que é isso? ttp://www.atrasonafala.com.br/apraxia-de-fala-na-infancia-o-que-e-isso.html
http://www.atrasonafala.com.br/apraxia-de-fala-na-infancia-o-que-e-isso.html
>. Acesso em 01 de outubro de 2020.
Área de Broca: Funciones, Anatomía y Enferdades. Disponível em: < https://www.lifeder.com/area-de-broca/>. Acesso em 04 maio 2019.
Cisura de Silvio (cerebro): qué es, funciones y anatomia. Disponível em: < https://psicologiaymente.com/neurociencias/cisura-de-silvio >. Acesso em 04 maio 2019.
Communication problems after stroke. Disponível em: <https://www.stroke.org.uk/sites/default/files/Communication%20problems%20after%20stroke.pdf>. Acesso em 04 maio 2019.
La corteza cerebral: áreas motoras, de asociación y del lenguaje. Disponível em: <https://www.psicoactiva.com/blog/la-corteza-cerebral-areas-motoras-asociacion-del-lenguaje/>. Acesso em 05 maio 2019.
La corteza motora: características y funciones. Disponível em: <https://lamenteesmaravillosa.com/la-corteza-motora-caracteristicas-y-funciones/>. Acesso em 05 maio 2019.
https://www.stroke.org.uk/sites/default/files/Communication%20problems%20after%20stroke.pdf
http://www.cerebromente.org.br/n05/opiniao/assembl.htm
Artigo originalmente publicado no site <https://comunidadepsi.com/>.