A música Mother foi composta por Rogers Waters para sua mãe (como se fosse um diálogo entre os dois), onde após a morte de seu pai na Batalha de Anzio na Itália, sua mãe se torna super protetora e possessiva
Pink Floyd foi uma banda britânica de rock, formada em Londres em 1965, que atingiu sucesso internacional com sua música psicodélica e progressiva. Inicialmente a banda era formada por Syd Barret (guitarrista e vocalista), Roger Waters (baixista), Richard Wright (tecladista) e Nick Mason (baterista). David Gilmour foi integrado como o quinto membro em dezembro de 1967, enquanto Barrett saiu, em abril de 1968, por motivos de saúde até hoje não confirmados.
A música Mother foi composta por Rogers Waters para sua mãe (como se fosse um diálogo entre os dois), onde após a morte de seu pai na Batalha de Anzio na Itália, sua mãe se torna super protetora e possessiva, dessa forma impedindo-o de viver suas próprias experiências. De certa forma a música é também um apelo para outras mães que se comportam de maneira semelhante.
Os papéis maternos e paternos vão além da questão biológica, os cuidadores desempenham funções de acordo com o que sentem através do contato com a criança. Dolto (1996) enfatiza que essas funções vão além dos papéis pai e mãe que estão relacionadas com cuidados físicos e educacionais. Dessa forma a análise a seguir da música Mother, foi feita baseada na letra e na simbologia desses papéis, e compreende que é um exemplo entre muitos outros que merecem análise.
Mãe (Mother – tradução)
Mãe, você acha que eles vão jogar a bomba?
Mãe, você acha que eles vão gostar dessa música?
Mãe, você acha que eles vão encher meu saco?
Mãe, será que eu devo erguer o muro?
Mãe, será que eu concorro à presidência?
Mãe, será que posso confiar no governo?
Mãe, eles vão me botar na linha de fogo?
Ou é só perda de tempo?
Zimmerman (2007) afirma que uma das características do papel materno é o de acolher as angústias da criança e para si dando a elas um significado antes de devolver para o filho, então se decodifica e transforma em um conteúdo que a criança saberá lidar. Dessa forma existe uma grande importância no discurso que se devolve para a criança, pois é daí que ele cria suas primeiras representações do mundo.
Calma meu bebê, bebê, não chora
Mamãe vai fazer todos os seus pesadelos virarem realidade
Mamãe vai colocar todos os medos dela em você
Mamãe vai manter você bem debaixo da asa dela
Ela não vai deixar você voar mas talvez te deixe cantar
Mamãe vai manter o bebê aconchegado quentinho
Oh, bebê
Oh, bebê
Oh, bebê, claro que mamãe vai te ajudar a construir o muro
Então pode ocorrer o que Winnicott (1988) ressalta como confronto de desamparos, se a pessoa que desempenha o papel materno tiver sido uma criança carente ela terá dificuldades de cuidar da criança. Sendo assim, a pessoa nesse papel empresta suas capacidades de pensar e juízo crítico enquanto a criança ainda não o tem.
Mãe, você acha que ela é boa o bastante
Para mim?
Mãe, você acha que ela é perigosa
Para mim?
Mãe, ela vai despedaçar seu menininho?
Mãe, ela vai partir meu coração?
Existe dentro da função materna o que Zimmerman (2007) nomeia como necessidade de frustrar de forma adequada a criança, pois elas ajudam no desenvolvimento emocional e cognitivo, logo ajuda na independência dos pais quanto a tomar decisões em vários âmbitos da vida, inclusive relações amorosas.
Calma bebê, bebê, não chora
A mamãe vai checar todas as suas namoradas pra você
Mamãe não vai deixar nenhuma safada chegar perto
Mamãe vai esperar acordada até você chegar
Mamãe vai sempre descobrir por onde você andou
Mamãe vai manter o bebê sempre saudável e limpinho
Oh, bebê
Oh, bebê
Oh, bebê, você sempre será um bebê para mim
Mãe, precisava ser tanto assim?
De acordo com a letra da música, existe uma relação possessiva onde a mãe não proporciona ao filho a chance de autonomia, de viver o mundo e aprender com suas frustrações. Winnicott (1975) fala da mãe suficientemente boa (que seria o mesmo que o papel materno), e que esta deve ser capaz de ir progressivamente diminuindo as coisas que faz pela criança, dando a ela espaço para descobrir sua capacidade e autonomia, vindo assim a se tornar uma pessoa que terá limites gerenciando sua vida no mundo externo.
Da mesma forma o papel do pai, nesse caso ausente devido a morte do mesmo, onde sua presença é fundamental para o rompimento da relação narcísica da mãe com o filho, apresentando a criança assim ao mundo e suas responsabilidades.
Muza (1998) afirma que a criança necessita do pai (função paterna) para se desprender da mãe; essa função não foi presente no desenvolvimento da sua personalidade e dessa forma não se alcança a independência, resultando em uma criança que busca total fusão com sua mãe.
Referências
DOLTO F. No jogo do desejo: ensaios clínicos. São Paulo: Ática; 1996.
Muza GM. Da proteção generosa à vítima do vazio. In: Silveira P, ed. Exercício da paternidade. Porto Alegre:Artes Médicas;1998. p.143-50
WINNICOTT, Donald Woods. Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WINNICOTT, Donald Woods. Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: D. W.Winnicott, O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro:Imago, 1975.
ZIMERMAN, David E.. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica: uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 2007.