A diretora de empreendedorismo do Facebook para a América Latina, Camila Fusco, esteve em Palmas – TO para participar da Fenepalmas 2015. A convite da Acipa – Associação Comercial e Industrial de Palmas -, Fusco ministrou uma palestra sobre protagonismo empreendedor e, ao lado de uma equipe – que mantém stand de atendimento até sábado – procurou dissolver as dúvidas sobre o uso da rede social e a aplicação da mesma na geração de negócios e/ou serviços. Esta é a primeira vez que o Facebook vem a um evento no Tocantins.
Foto: Arquivo Pessoal
Ao (En)Cena, Camila Fusco comentou que o empreendedorismo – em todas as suas matizes –, além de gerar riquezas, é um importante fomentador da cidadania, uma vez que incentiva o auto-aperfeiçoamento, o senso de pertencimento e, acima de tudo, contribui para que as engrenagens financeiras se ampliem, fazendo com que mais e mais pessoas se beneficiem. “Neste movimento, é extremamente importante a ação e engajamento de jovens e universitários. A ideia de que empreender é para poucos não passa de um mito. O nosso país é um exemplo de ações empreendedoras. E hoje há uma gama de opções no Facebook que, se usadas adequadamente, podem potencializar os mais variados tipos de negócios/serviços, em diferentes áreas, formatos e portes”, destaca, ao acrescentar que, na rede social, há uma verdadeira democratização e inclusão por meio dos diversos pacotes oferecidos, que variam de acordo com as condições do empresário/empreendedor.
Especificamente sobre o curso de Psicologia no contexto das redes sociais, assim como já ocorre nos Estados Unidos e outros países centrais, o destaque é para a complementação profissional – no âmbito da Psicologia Organizacional –, com enfoque nas oportunidades geradas pelas redes e, também, o destaque à identificação e captação de mão de obra qualificada tendo a tecnologia como uma aliada. Há, portanto, uma ampliação do sentido atribuído ao empreendedorismo. Muito mais que a geração de negócios, entender como funciona a “engrenagem” das redes sociais – e o Facebook, hoje, é a principal delas – dá aos profissionais um capital intelectual extra para atuar nos mais diversos setores. “Nosso objetivo, nas visitas às feiras espalhadas pelo Brasil, é mostrar a potencialidade contida na rede. Afinal, o Facebook é a principal vitrine para pequenas empresas no Brasil, com mais de 94 milhões de pessoas conectadas”, complementa Fusco.
Mais números
Outro detalhe importante sobre o Facebook é que, hoje, ele tem se caracterizado como um importante gerador de empregos e renda para as pequenas e médias empresas brasileiras. De acordo com a Deloitte, 231 mil empregos foram criados e 10 bilhões de dólares foram injetados na economia nacional entre 2013 e 2014. São três milhões de páginas de pequenas empresas usando o Facebook, o que representa um aumento de 50% em relação ao ano passado, com 2,7 mil páginas criadas por dia no último ano.
Para os profissionais liberais de qualquer área, outra informação importante é que o Facebook se tornou, ao longo dos últimos anos, um imenso agregador de conteúdo. Sobre este assunto, o último relatório divulgado pela Parse.ly, agência que monitora e pesquisa o tráfego de várias empresas de mídia, aponta que a rede social é a maior fonte de visitas para os principais sites de notícias, ficando na frente inclusive do Google.
Fenepalmas
A Fenepalmas é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa). Nesta quarta à noite, durante a abertura do evento, dentre as autoridades presentes esteve o governador Marcelo Miranda, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, além de presidentes de entidades parceiras e secretários municipais e estaduais. Todas as autoridades realizaram visita aos estandes.
Para o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, a Fenepalmas é a expressão da força e da capacidade dos empresários. “É muito bom, é motivo de muito orgulho, constatar o progresso, a inovação e a competitividade das nossas empresas. E a Acipa exerce um papel preponderante para o sucesso dessa categoria, que muito contribui para o fortalecimento da nossa economia”, pontuou o governador. (Com informações da TecnoBlog, da ascom/Facebook e ascom/Acipa)