Filmes: um reflexo da personalidade humana

Nós sempre temos momentos bom na vida, alguns particulares, outros em companhia de amigos e familiares. Um deles é assistir um filme no cinema ou mesmo em casa. Quem nunca curtiu aquela sensação de deitar no sofá ou mesmo na cama com petiscos ao lado, acompanhado ou sozinho apreciando aquele filme favorito, se deliciando com cada minuto do longa?

Desde que os irmãos Lumière criaram a primeira câmera filmadora e deram início ao que chamamos hoje de cinema, a Sétima Arte, a prática de assistir um filme vem aumentando cada dia mais. Isso se dá pelo crescimento no  volume de produções e a variedades de gêneros existentes neste universo da telona. Aqui chegamos ao questionamento: qual melhor gênero cinematográfico? Ou, que gênero é o mais visto? Ou até mesmo, qual me agrada?

São inúmeras as perguntas sobre o assunto, para isso a equipe do (En)Cena foi as ruas e perguntou para pessoas distintas, entre homens e mulheres de 20 a 30 anos suas preferências. As respostas obtidas  refletem diretamente o comportamento ou até mesmo a personalidade dos entrevistados.

Os gêneros mais vistos entre os entrevistados estão os filmes de ação, aventura (ou fantasia, se preferir) e terror, além de filmes seletos como os encontrados no cinema francês. O motivo pode ser a busca por sensações não encontradas na vida real, como conta a acadêmica de jornalismo Érika Andrade.  “É uma forma de fugir da minha realidade, gosto da parte em que eu me assusto mesmo, daquelas partes eletrizantes que fazem o filme de terror ter sentido, ver o circo pegar fogo… ninguém imagina que eu gosto disso, pelo menos em filmes (risadas)”.

Já para a acadêmica de Publicidade e Propaganda Beatriz Cruvinel, a preferência por filmes franceses é devido “as tramas em si. Parece que são mais próximas da realidade. Eles retratam as histórias comuns de uma forma tão sentimental e realista que as vezes parecem ser um documentário da vida real. É como se você pudesse facilmente se encontrar nos personagens ou nas situações/sentimentos deles”, explica a entrevistada.

A última pergunta feita para os entrevistados, foi que indicassem os filmes favoritos e os detestados. Entre os mais apreciados apareceram: “O sexto sentido”, “Frances Ha”, “Senhor dos Anéis”, Círculo de fogo”. Quanto aos filmes não apreciados, alguns citados foram “High School Music”, “Os Miseráveis”, “Jogos Mortais”, “Premonição”.

Portanto, podemos chegar ao “The End” como nos filmes, quando vermos que assim como nas roupas, na religião, nas músicas, os longas-metragens podem dizer muito de nossa personalidade, como também o comportamento, sem contar que é algo prazeroso para o ser humano, um momento de lazer, de descanso, de diversão. E você, gosta de filmes? Qual o seu gênero favorito? Concorda com as opiniões apresentadas? Comente logo abaixo na reportagem, gostaríamos de saber o seu ponto de vista sobre o assunto.