17º Congresso Brasileiro de Sistemas ocorre de 9 a 10 de novembro em formato on-line com sede na Unitins

Na próxima quarta-feira, 9 de novembro, profissionais nacionais e internacionais de diversas áreas de conhecimento se reúnem na 17ª edição do Congresso Brasileiro de Sistemas, que tem como tema “Cibernética da sustentabilidade: design, transformação e aprendizagem”. Neste ano, o evento será on-line via Google Meet, sediado na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, e segue até o dia 10 de novembro com palestras, mesas redondas, discussões e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Coordenada pela professora da Unitins, doutora Juliana Mariano Alves, o foco da 17ª edição do congresso é a apresentação e o debate de forma transdisciplinar sobre possibilidades de inovação e soluções para questões que circundam a governança da sustentabilidade.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, fará a abertura da conferência às 8h30 do dia 9. Com o tema “Circularity and Sustainability”, a primeira palestra será ministrada pelo doutor Michael Bem-Eli, com moderação do doutor Markus Schwaninger, da Universidade de St. Gallen, na Suíça.

No primeiro dia, a programação contará na parte da manhã com apresentação de trabalhos da “Seção temática: Epistemologia e Pesquisa Sistêmica”, e à tarde com a palestra “Towards more sustainable and self-governed communities: Learning from Colombian case studies”, de Dra. Angela Espinosa (Emeritus Fellow, Reader in Cybernetics, University of Hull, Inglaterra) e moderação de Dr. Alejandro Ochoa Arias (Universidad Austral de Chile) e apresentação de trabalhos nas “Seções temáticas: 1. Inovação Sistêmica; 2. Sociologia e Políticas Públicas; 3. Epistemologia e Pesquisa Sistêmica”.

Já no dia 9, a programação inicia às 9h com a mesa redonda “Como a aprendizagem e a inovação social podem influenciar a transformação para a sustentabilidade?”, seguida de apresentações de trabalhos das “Seções temáticas: 1. Inovação Sistêmica e 2. Governança dos Recursos Comuns” e “Seções temáticas: 1. Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação; 2. Inovação Sistêmica”. A finalização será dividida em três momentos, sendo o primeiro a palestra de encerramento, intitulada “Para além da transgressão e da linearidade: o projeto da cibernética”, ministrada por Dr. José S. Cabral Filho (Universidade Federal de Minas Gerais – UGMG); o segundo uma “Homenagem ao Pensador Sistêmico”; e o terceiro o encerramento e anúncio da sede do 18º Congresso Brasileiro de Sistemas. A programação completa pode ser conferida no site da Unitins: https://www.unitins.br/cbs/#programacao.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do congresso neste link: https://www.even3.com.br/17cbs/. O valor é de R$ 30 para ouvintes e R$ 20 para alunos da Unitins.

Congresso Brasileiro de Sistemas

Fonte: Foto: Divulgação/ISSSBrasil
Link: http://isssbrasil.usp.br/isss/congresso-brasileiro-de-sistemas/

O primeiro Congresso Brasileiro de Sistemas foi realizado em 2005, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP), com o tema “Despertando a consciência para a visão sistêmica: perspectivas para o Século XXI”. Desde então, a conferência é elaborada anualmente com a participação de profissionais nacionais e internacionais com o intuito de abordar e difundir temas focados no pensamento sistêmico. Em 2022, é a segunda vez que a Unitins sedia o evento, sendo a primeira em 2013.

Referências

17º Congresso Brasileiro de Sistemas. Unitins. Disponível em: <https://www.unitins.br/cbs/>. Acesso em: 04 de novembro de 2022.

Congresso Brasileiro de Sistemas. ISSS Brasil. Disponível em: <http://isssbrasil.usp.br/isss/congresso-brasileiro-de-sistemas/>. Acesso em: 04 de novembro de 2022.