CAOS 2022: Palestra de abertura irá abordar o trabalho plataformizado e o impacto nos indivíduos

O Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS), neste ano de 2022, terá como tema “Saúde mental no trabalho” e conta com uma programação repleta de atividades diversificadas envolvendo a temática. Na terça-feira, dia 22/11, ocorrerá a palestra de abertura, no horário das 19h às 22h, sob o título de “Trabalho Plataformizado e a devastação dos sujeitos”.

A palestra em questão será realizada pela profissional Lêda Gonçalves de Freitas, que possui um currículo ímpar na área: é Pós-doutora em Psicossociologia pelo Conservatoire National de Arts et Métiers (CNAM), em Paris, Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB), Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho: “Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), Docente do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), Editora da Revista Trabalho (EN) Cena. No que diz respeito à pesquisa, atua com os temas: Trabalho contemporâneo: uberização, precarização e sentidos do trabalho; Mobilização subjetiva no trabalho; Saúde do trabalhador; Clínica do trabalho e potência para as resistências.

Durante a palestra, a convidada irá destacar as nuances do mundo laboral, bem como as mudanças atuais ocorridas nesse contexto, se constituem como tópicos extremamente relevantes a serem discutidos. Além disto, no decorrer da pandemia, diversas alterações foram incrementadas de maneira repentinas, acelerando assim as atualizações e modificações na dinâmica do trabalho, trazendo a tecnologia, as plataformas digitais, para mais perto, tornando-se quase que imprescindível sua utilização para efetivar o trabalho em si.

Após tantas modificações, é importante entender de que forma os indivíduos são atingidos e impactados com essa nova realidade, que por sua vez possui uma nova dinâmica, novas ferramentas; dessa forma provocando nos sujeitos novas formas de agir, fazer, pensar, sentir… Sendo assim, a palestra será um momento para promover a informação sobre esse processo de “plataformização”, visando clarear ideias e realizar troca de discussões.

Durante todo o período do CAOS, que se estende do dia 21/11 ao dia 26/11, serão oferecidos múltiplos momentos (paletras, minicursos, mesas redondas, etc) com o intuito de promover a informação, transmitir conhecimentos embasados cientificamente e suscitar reflexões. Para mais informações, consulte  https://www.ulbra-to.br/