Análise Bioenergética como psicoterapia

A psicoterapia é essencialmente o cuidado psíquico, dos sentimentos e de transtornos mentais, quando novos psicólogos se formam ou até mesmo dentro da academia, muitas vezes somente os fatores mentais são levados em consideração, em como eles afetam o comportamento, a vida social e por aí vai. Mas existe um ramo dentro da psicologia que ao levar em consideração fatores biopsicossociais, também dá atenção para o corpo e faz a psicologia a partir disso.

Fonte: (Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo (bioenergetica.com.br))

A Análise Bioenergética é um termo criado a partir dos estudos desenvolvidos pelo psicanalista Wilhelm Reich por Alexander Lowen, que liga a expressão corporal aos sentimentos e busca entender a personalidade através dessas expressões. Hoje, após a contribuição de diversos pesquisadores e discípulos de Reich, a análise bioenergética envolve ferramentas que são importantes no processo terapêutico, como liberação de tensões, posturas que facilitam as vibrações naturais do corpo e respiração.

Ao utilizar a bioenergética na saúde pública, psicólogos tem a chance de diversificar o trabalho feito e adicionar autopercepção ao público sobre sua totalidade. Além de contribuir para a saúde mental ao aliviar dores crônicas e psicossomáticas

Fonte: Análise Bioenergética – SOBAB (analisebioenergetica.com.br)

Um conceito abordado na psicologia como um todo é a autorregulação, que é descrita como a capacidade biológica e natural de ser autônomo quando o assunto são emoções e sentimentos. A bioenergética trabalha esse conceito ao relacioná-lo com a autonomia do ser, a autorregulação nos faz refletir sobre a nossa ação com o ambiente, assim como a ação do ambiente sobre o indivíduo. Ao educar pela autorregulação é possível entrar em contato com os próprios sentimentos e expressá-los de forma autêntica a partir do corpo.

O grounding, ou aterramento é uma das técnicas que pode ser incluída na bioenergética por exercer uma atividade de concentração no próprio corpo, trazendo benefícios psíquicos.

Essa linha teórica ainda é pouco abordada dentro da faculdade, tendo em mente os poucos recursos terapêuticos do corpo que se é utilizado em um contexto clínico, no contexto de saúde mental e saúde pública é algo mais visto. Há também uma escassez de trabalhos e artigos publicados sobre esse assunto.

REFERÊNCIAS

DE OLIVEIRA, Gislene Farias; DA SILVA, Regina Coeli Araújo; ROLIM, Solange Gonçalves. Análise Bioenergética: uma revisão sistemática da literatura. ID on line. Revista de psicologia, v. 7, n. 20, p. 75-96, 2013.