Para Ana Heloisa Gama, pediatra e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. “A amamentação protege o bebê contra a maioria das infecções por vírus, bactérias e fungos, além de prevenir a obesidade. Também melhora a formação da arcada dentária e da respiração e auxilia no desenvolvimento cerebral, além de prevenir o desvio de septo e a desnutrição”, explica a especialista. “A cada mamada o bebê recebe todos esses benefícios – e eles são para a vida toda”, conta Ana Heloisa.
Os cuidados
Existem uma série de cuidados que podem ser tomados pelas mães para amenizar as dores ou contribuir para uma melhora dos ferimentos que quase sempre aparecem devido principalmente à pega incorreta do bebê no momento em que vai mamar. É importante a mãe se informar sobre dicas que preparam o bico do seio para a amamentação, sobre as posições corretas e também sobre o que fazer com as dores e ferimentos que aparecem durante a amamentação.
· Vá ao médico, pediatra do seu filho ou no ginecologista para ter as orientações corretas;
· Não use sabonetes, álcool, pomadas ou perfume nos mamilos, somente água;
· Faça um banho de sol ou de luz na região, pelo menos 15 minutos;
· Antes e depois de amamentar passe o próprio leite materno ao redor dos mamilos;
· Para uso de analgésicos é importante consultar o médico antes de fazer uso de qualquer medicamento.
Fonte: GNT.Globo
As mulheres têm mostrado uma preocupação maior envolvida com o período da amamentação que pode não ser tão prazeroso, pois as dificuldades relacionadas à esta fase, já fazem parte da rotina de muitas mães que passam por uma série de procedimentos, em busca de amenizar as dores que podem aparecer, minimizar os ferimentos que surgem como consequência, favorecer a produção diária de leite e sempre, pensando no conforto e na saúde do bebê. Existem vários questionamentos quando o assunto é a amamentação, principalmente em relação ao período, à ausência ou o excesso de leite, a posição ideal para amamentar o recém-nascido e principalmente os questionamentos relacionados às dores ou até feridas que podem aparecer durante este período.