Caos 2021: Minicurso aborda o retorno ao trabalho presencial

O Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA informa que irá de forma online promover o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia- CAOS, que ocorrerá entre os dias 03 e 06 de Novembro de 2021, com o tema: Retorno ao trabalho presencial: acolhimento e adaptação. Inscrições pelo site (http://www.ulbra-to.br/caos) o evento irá ocorrer via Google Meet com capacidade para 100 pessoas na sala. Dentre as programações do congresso, haverá o minicurso que ocorrerá no dia 04 de novembro das 09:00 as 12:00. Contará com a presença da facilitadora Ketlen Thais Santana Gonçalves. (não encontrei currículo da profissional na descrição do trabalho). 

O avanço da vacinação está possibilitando a retomada ao trabalho que para alguns é de forma gradativa, ou seja, no formato híbrido (alternando horários e espaços de trabalho), e pode ser que esse modelo permaneça de algum modo como sendo parte das adaptações que tem surgido diante do caos que é a pandemia decorrente do vírus Covid-19. 

Esse retorno ao trabalho de forma presencial necessita dos cuidados de prevenção que vem sendo usado durante a pandemia, como o uso da máscara e pouco ou nenhum contato com as demais pessoas. Desse modo, as relações de afeto com proximidade como o abraço, por exemplo, continua sendo adaptada com outras demonstrações de proximidade, mas que ainda assim são distantes. 

Para esse novo formato, em ambiente no qual se passa tanto tempo junto de outras pessoas, porém separados pela lacuna da possível doença abrupta, requer um olhar e atitude de acolhimento e aconchego. Acolhimento diante do medo da contaminação, da ansiedade das novas formas de se relacionar, das novas estruturas em ascensão, de um novo eu para com o outro. 

Sendo assim, espera-se que o retorno ao trabalho, seja mais um meio de retomada de possibilidades que outrora era parte da caminhada, talvez dita em algum momento como estável, parte de uma rotina palpável a todos. Que essa velha forma de trabalho, seja uma nova forma de se ver, de ver os outros, como sendo parte de um todo no qual somos pertencentes.