Nesta terça-feira, 22, acontecerá o minicurso “Desigualdade de Gênero e o Empreendedorismo Feminino: Uma Discussão Atual” como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia 2022 (CAOS 2022). O evento será ministrado pela psicóloga Almerinda Maria Skeff Cunha, egressa do Ceulp/Ulbra, psicóloga clínica, Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT), Especialista em Gestão de Pessoas (UFT), Psicóloga credenciada ao GGEM – Tribunal de Justiça do Tocantins.
O empreendedorismo feminino é um tema cada vez mais relevante socialmente. Apesar de ainda enfrentar resistências, a mulher reconfigura sua posição no âmbito familiar e não tem poupado esforços para ter mais autonomia no mercado de trabalho como para tomar decisões em sua vida.
Uma das principais razões para que a mulher venha a ter o próprio negócio é a flexibilidade de horários, pois ela acredita que, sendo dona da própria empresa, poderá compatibilizar trabalho e família (Gomes & Santana, 2004, p. 5). O que ocorre, porém, é que são raras as empreendedoras, em particular as pequenas empreendedoras, que têm a fronteira entre o trabalho e a vida pessoal, ou a vida em família, bem-definida.
O minicurso ocorrerá às 9 horas da manhã na sala 409A, nas dependências do Ceulp/Ulbra. Para inscrições e maiores informações acesse o link https://www.ulbra-to.br/caos.
Referência
GOMES, A. F., & Santana, W. G. P. (2004). As habilidades de relacionamento interpessoal de mulheres que trabalham por conta própria: o caso de Vitória da Conquista-BA. In: Anais do Seminário de Administração (Semead), São Paulo, SP, Brasil, 7.