Eutanásia: morte com hora marcada

O milagre da vida é o nascimento, e a aventura é a construção dessa vida até chegar sua morte, mas como na natureza existem alguns impedimentos causados por fatos distintos. Não importa a idade, sexo, cor ou religião, a morte sempre chega para nós, porém há aqueles que ficam na ponte entre a vida e a morte, situação vivida por inúmeras pessoas, muitas delas com doenças incuráveis ou um sofrimento físico impossível de suavizar, tendo que sobreviver por meio de máquinas ligadas ao seu corpo garantindo assim sua vida nesta realidade.

 Aqui chegamos ao dilema. Muitos dos familiares desses pacientes são os que mais sofrem com a situação do parente, provocando mudanças na vida, nos hábitos, na rotina. A recuperação pode demorar dias, meses ou anos. Alguns sequer têm essa perspectiva, então para minimizar o sofrimento os familiares escolhem o procedimento de eutanásia, alegando que essa seria a vontade do paciente.

 No Brasil, como em Portugal, a morte por eutanásia é considerado um ato ilegal. Em outros países, a “morte assistida” já é legalizada, como na Bélgica. O país, no último dia 13, liberou o procedimento para pacientes menores de idade (crianças e adolescente), tornando assim o segundo na Europa para esses casos.

eutanasia

A equipe do Portal (En)Cena entrevistou pessoas distintas sobre o assunto. E queremos saber também a sua opinião. Por isso, comente sobre o assunto no final da página.

“Bem, na visão espírita, todo efeito provém de uma causa. Nenhuma folha cai de uma árvore sem que haja um motivo e que não tenha tido a permissão de Deus, ou seja, nada acontece por acaso. Para o espiritismo a Eutanásia é crime, uma vez que vivemos num mundo de provas e expiações: provas, por que precisamos enfrentar alguma adversidade para evoluirmos, expiação, por que precisamos reparar algum erro que por nós foi causado. Tudo o que acontece em nossa vida é resultado de nossas escolhas, uma vez que temos o livre arbítrio, o resultado de nosso sofrimento só pode ter sido causado por nós mesmos. A eutanásia tira de nós a responsabilidade de repararmos essas falhas uma vez que embora o corpo físico esteja debilitado, o espírito ainda está lá e nós sabemos que a encarnação não é para o corpo e sim para a evolução do espírito. Interromper esse processo, sem a permissão de Deus, é como cometer suicídio. A responsabilidade de tirar a vida seja de outrem ou de nós mesmos, não é nossa e sim de Deus, se o corpo está passando por esse momento de sofrimento é por que as escolhas de seu espírito levaram à aquele resultado, então ele deve ser seguido até o fim e mais, nem sempre o que parece é. Não é uma matemática exata. Assim, uma pessoa está nessa condição, vivendo através de aparelhos, ela tem um débito a pagar por isso, mas em boa parte, a família que está tendo que administrar esse sofrimento também faz parte do processo de expiação. Todos nós temos falhas para reparar, e tudo faz parte de um processo, interromper esse processo só faz com que protelemos a nossa dívida, ou seja, mais dia menos dia teremos que pagar o débito”, opinião expressada por uma pessoa de fé espírita.

 “Eu penso que é um ato que interrompe o que Deus nos deu de mais precioso, a vida. Sei que os casos em que se questionam sobre a eutanásia são ocasiões em que as pessoas passam por sofrimentos, doenças terminais, pode até ser caminho sem volta. Mas o que nós cristão aprendemos é que sem sofrimento não há salvação. Por isso a vinda e morte de Jesus na cruz. A dor pode ser um instrumento de salvação, quando vivido de maneira cristã, guiada pela Palavra da Salvação, Deus. Sendo assim, a nossa fé nos ensina que todo e qualquer sofrimento entregue à Deus é um ato em prol da salvação. Outro ponto que me vem à mente é que ninguém tem o direito de tirar a sua própria vida ou a do próximo, somente Deus que a deu, somente Ele que tem o direito de retirar.”, opinião expressada por um cristão católico.

 “Eu acho que não poderia haver leis favoráveis a isso, porque a vida não é nossa, a vida é de Deus, ele tem o poder para tirá-la, tipo assim, na Bíblia tá escrito “tudo dai graças”, se eu estou numa situação assim ou se algum familiar, devemos dar graças a Deus, se você é cristão , você não pode retirar a sua vida ou a dos outros porque o nosso corpo é templo do espírito. Quando Jesus curou o cego, o que ele falou? Ele disse q ele era cego não por algum pecado, ou por algo que os pais fizeram, mas sim para mostrar o poder de Deus, quantas vidas foram tiradas a qual Deus poderia ter usado para mostrar o seu poder. Eu, particularmente, sou contra a qualquer forma de matar alguém como suicídio, ou pena de morte. Quando Judas traiu Jesus, na Bíblia esta claro q ele foi tomado por satanás, quem não garante quando ele se enforcou ele não estava tomado por satanás? Outro ponto, na Bíblia também fala que os filhos são herança dos pais, como um pai deixa a sua herança ir embora? Isso que eu penso, que não tem lógica isso tem estão fazendo, inclusive na Bélgica.”, opinião expressa por um cristão evangélico.

Cada visão mostrada neste espaço é individual. Agora é sua vez, o que você pensa sobre o assunto, você contra ou a favor? Tem dúvidas? Quais? Participe.