Irracionais com atitudes racionais

 

Não há dúvidas de que ele seja realmente o melhor amigo do homem, ele agrada e gosta de ser agradado, confia desde o início do convívio, se entrega por completo, reconhece o próprio erro por puro instinto e também reconhece as diferentes fases da vida com os humanos. Os cães se mostram verdadeiros companheiros na vida de idosos, adultos, cada vez mais presentes no crescimento e na infância de crianças e até ótimas companhias para pessoas com necessidades especiais.

Para muitos, a vida com um animal de estimação, sejam cães, gatos, pássaros e até porcos é mais divertida. O mais conhecido dos animais de estimação, é o cão, já que além de serem vistos como fieis companheiros ainda podem auxiliar na segurança de uma casa, empresa ou chácara e podem contribuir de forma positiva para a auto estima dos proprietários que na maioria das vezes, são bem retribuídos, quando a criação segue o caminho correto.

O treinador de cães Cesar Millan fala sobre a importância da interação que a pessoa deve ter com o seu cão, entendendo suas necessidades. “Os cães são nosso espelho. Eles captam nossas emoções, mesmo quando nós mesmos não as percebemos! A linguagem dos cães, e de todos os animais é a da energia. Quer percebamos isso ou não, estamos constantemente nos comunicando com nossos cães por meio da nossa energia. Se estamos nervosos, eles ficam nervosos; se estamos tensos, eles ficam tensos; se estamos agitados, eles ficam assim também. É por isso que é tão importante manter uma energia equilibrada perto do seu cachorro”, finaliza Millan.

 

 

Há 3 anos, a jovem zootecnista, Nayana Rodrigues, sofreu um grave acidente de moto onde ficou internada com traumatismo craniano, em estado grave por vários dias, dando continuidade no tratamento em casa. Nayana conta que o principal fator que fez com que ela alcançasse uma recuperação mais positiva foi a importante presença de seu fiel companheiro, Tião, um cachorro da raça labrador que esteve sempre presente durante todo o tratamento e de imediato percebeu que a jovem estava em condições limitadas, após o acidente. “Desde quando entrei na minha casa, ele não pulou e nem saiu feito louco correndo implorando por brincadeiras, mudou imediatamente, ficou mais sensível e se mostrava durante todo o tempo que eu fiquei de cama, extremamente preocupado comigo, me protegia das pessoas, quando eu levantava ele sempre ia ao meu lado com medo de eu cair, ou coisa parecida. O Tião foi sem dúvida, uma peça chave para a minha recuperação”, conta Nayana.

Criar um cão dentro de casa não é uma tarefa tão simples e para ajudar na interação da família, pensando ainda na educação dos mais novos, alguns cuidadosbásicos como dar água, comida, banho e medicamentos, são tarefas que, segundo a psicóloga Marile Cortez, podem ser delegadas às crianças como forma de estimular a responsabilidade. “Além do carinho que as crianças vão aprendendo a desenvolver com os animais, elas também aprendem sobre os cuidados básicos. E é importante que elas vejam isso como responsabilidades. Precisam saber que há hora para comer, tomar água e até mesmo brincar. Certamente um cão tem a capacidade de fazer a diferença no desenvolvimento das crianças”, disse.

 

 

Existem vários casos de animais que ajudam em afogamentos, soterramentos, farejam drogas e muitas outras atividades que contribuem para o dia-a-dia pessoal e profissional das pessoas. Ter um animal é ter um novo integrante na família ou um novo colega no trabalho, por isso a importância de saber respeitar para ser respeitado. Sim, eles são irracionais, porém, cada vez mais mostram por meio de atitudes racionais, que podem e devem, fazer parte de um ambiente onde serão tratados com carinho e muito respeito, para que o mesmo seja feito da melhor forma.

 

Fonte: Revista Cães Amigos e G1.globo.com