Turma de Pesquisa em Psicologia da ULBRA Palmas recebe presidente do Comitê de Ética para diálogo sobre ética na pesquisa com seres humanos

Compartilhe este conteúdo:

Na sexta-feira, 16 de maio de 2025, os acadêmicos da disciplina Pesquisa em Psicologia, da ULBRA Palmas, ministrada pela professora Dra. Hareli Fernanda Garcia Cecchin participaram de uma aula especial com a presença do professor Mestre Marlon Brendo da Silva Benigno, presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. A atividade aconteceu na sala 219, Bloco 2, no campus da universidade.

A proposta teve início com uma dinâmica interativa em que os estudantes foram convidados a escrever em post-its o que consideravam ético e antiético no processo de pesquisa com seres humanos. As contribuições foram fixadas em uma cartolina e discutidas em sala, gerando reflexões aprofundadas conduzidas pela professora Hareli, que vinculou os tópicos elencados às Resoluções Nº 466/2012 e Nº 510/2016, que regulamentam a ética em pesquisa com seres humanos no Brasil.

Atividade:  O que é ético VS. O que é antiético na pesquisa com seres humanos.

Na sequência, o professor Marlon Benigno compartilhou sua trajetória acadêmica, abordou os marcos históricos da ética em pesquisa e explicou a criação dos Comitês de Ética. Ele esclareceu o funcionamento do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), os procedimentos do comitê na ULBRA Palmas, o conceito de TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido), além dos desafios mais frequentes na avaliação de projetos de pesquisa na área da Psicologia.

A atividade teve como objetivo ampliar a compreensão dos estudantes sobre a ética em pesquisas com seres humanos, sanando dúvidas e fortalecendo a formação dos futuros pesquisadores.

A acadêmica Anne Karolline Linhares de Araújo relatou: “Para mim, a palestra foi extremamente enriquecedora, e me proporcionou muito aprendizado. Tive oportunidade de compreender assuntos que até então eu desconhecia, especialmente em relação ao funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa no campus. Pude entender melhor o que é considerado ético ou não em uma pesquisa, quais são os direitos dos participantes envolvidos e os principais erros que os alunos pesquisadores costumam cometer. Um ponto que me chamou muito a atenção foi o fato de que, muitas vezes, o projeto retorna para correções devido a erros que poderiam ser evitados com maior atenção aos critérios do comitê.

Um ponto que me surpreendeu foi saber que existe a possibilidade de desenvolver uma pesquisa no formato de relato de caso ou projeto de relato de caso, algo que eu não sabia ser viável dentro do contexto acadêmico e ético da pesquisa científica na área da psicologia.

Também achei bastante interessante conhecer a estrutura e a organização do comitê, quem são os participantes, como funcionam as reuniões e o que é necessário para que elas aconteçam. Descobri, por exemplo, que todos os membros do comitê são voluntários, não recebem remuneração nem possuem carga horária, e que, para uma reunião acontecer, é preciso haver a presença de pelo menos a “metade mais um” dos integrantes do comitê. Gostaria de agradecer a professora Hareli pela iniciativa e já deixar o pedido para que mais encontros como esse aconteçam, pois se torna muito enriquecedor para nossa construção como futuros pesquisadores”.

A professora Hareli Cecchin destacou que:
Durante sua fala, o professor compartilhou os erros mais frequentes observados nos projetos submetidos ao Comitê, contribuindo de forma prática para que os estudantes já saibam o que evitar ao encaminhar seus próprios projetos. A presença dele foi fundamental para desmistificar a função do comitê, ajudando os alunos a compreenderem melhor como se dá a avaliação ética de um projeto, quais são os critérios adotados e, principalmente, qual é o papel dessa instância na proteção dos participantes de pesquisa frente a possíveis riscos.

Os estudantes demonstraram grande interesse, participaram ativamente, fizeram perguntas e esclareceram suas dúvidas. Acredito que esse encontro irá impactar positivamente os trabalhos acadêmicos que eles irão desenvolver, fortalecendo o compromisso ético desde o planejamento dos projetos de pesquisa.

Sobre o convidado:

Professor Me. Marlon Benigno.

Marlon Brendo da Silva Benigno é mestre em Ciências da Saúde pela UFT, graduado em Odontologia e Estética e Cosmética pela ULBRA Palmas. Atua como professor e coordenador do Curso de Estética e Cosmética na instituição, além de ser presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da ULBRA Palmas e cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família em Porto Nacional.

Professores Hareli e Marlon.

A disciplina Pesquisa em Psicologia é ofertada antes dos componentes de Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Durante o semestre, os estudantes são preparados para o desenvolvimento de seus pré-projetos, estudando os fundamentos éticos e metodológicos da pesquisa em Psicologia.

Turma de Pesquisa em Psicologia 2025/1.

Compartilhe este conteúdo:
Acadêmico de Psicologia da ULBRA Palmas, Voluntário do Portal EnCena