A Madrugada Mais Fria

Conforme o site de notícias G1 (2021), o intenso frio na cidade de São Paulo causou a morte de cerca de 12 pessoas em situação de rua, na madrugada de terça para quarta dia 30 de junho de 2021; ainda segundo o noticiário esses dados foram informados pelo Movimento Estadual das Pessoas em Situação de Rua do Estado.

Embora a causa de morte dessas pessoas tenha tido uma repercussão recentemente, sabe-se que essa é uma situação que acontece bastante, a página no Facebook (2021) “SP invisível” que é também uma organização sem fins lucrativos, demonstra o relato de ações e depoimentos de várias pessoas em situação de rua, sendo que muitos relatam ter vivenciado situações nas quais conhecidos e amigos morreram pelas condições climáticas do inverno. A página também mostra formas de ações para auxiliar as pessoas em situação de rua em várias adversidades e tem distribuído vários cobertores e meios para que essas pessoas possam se aquecer com a ação “inverno invisível”.

A realização do quadro a seguir intitulado “A Madrugada Mais Fria” é uma forma de elucidar essa situação vivenciada por muitos, e apoiar as causas, bem como lembrar acerca das políticas públicas voltadas para essas pessoas que muito necessitam do seu efetivo cumprimento e visibilidade.

Fonte: Arquivo Pessoal

Referências:

Moradores de rua morrem em madrugada mais fria dos últimos 5 anos na cidade de SP, diz movimentoG1, 30 jun. 2021. Disponível em: Moradores de rua morrem em madrugada mais fria dos últimos 5 anos na cidade de SP, diz movimento | São Paulo | G1 (globo.com) Acesso em: 15 jun. 2021

SP INVISÍVEL. Facebook: SP Invisível. Disponível em: SP invisível | Facebook Acesso em: 15 jun. 2021.