O Sistema Único de Saúde – SUS está para atender toda a população, oferecendo atendimento humanizado e acessível para todos os cidadãos, as vezes por erro de gerenciamento os recursos que são pequenos, acabam sendo mal administrados, levando os usuários a acreditar que as verbas direcionadas aos hospitais são desviados.
Alguns colegas de profissão deixam a desejar na qualidade do atendimento ao usuário, mais capacitações eventualmente ocorrem para que haja melhor eficácia no atendimento. Mas também é necessário o reconhecimento da evolução do sistema, pois o SUS é uma experiência que vem dando certo, pois a maioria dos brasileiros utilizam o Sistema Único de Saúde.
Justamente por ser universal, o que acontece é que muitas vezes o sistema tem sua imagem denegrida por meio de comunicação que faz uma defesa do setor privado de saúde, e que existe um interesse de planos privados para ‘’queimar’’ o serviço para venderem mais, por isso é necessário que haja o reconhecimento da parte dos usuários sobre o sistema, e que ele exerce um bom trabalho dentro de suas possibilidades.
O SUS deve ser reconhecido do modo que ele é, ou seja, é de utilidade pública pelo grande serviço que é feito, por isso é necessário que a população compreenda a estrutura de saúde pública sendo que ele é organizado em níveis de assistência, bem como os a atenção básica conhecida pela comunidade como postinho que está mais perto da comunidade atendendo questões simples, os hospitais regionais atendendo casos mais complexos, e os atendimentos especializados que trabalham com profissionais especializados.