O Mito da Alma Gêmea e o desafio de amar

A alma gêmea pode ser considerada o amor idealizado por uma determinada pessoa, a outra metade que visa preencher o outro. Porém, será mesmo que existe uma alma gêmea? Outra pessoa feita especialmente para completar o enamorado? Ou isso existe apenas na mente dos apaixonados e românticos, que defendem esse mito como uma verdade?

No período Helênico, alguns pensadores gregos acreditavam nessa verdade e criavam teorias que tentavam comprovar sua existência. Fedro e Pausânias acreditavam no amor intelectual, Erismaco no amor natural e Aristóteles contava o mito que deu início a esse debate, do qual os seres humanos eram criaturas andrógenas e Zeus como forma de punição os separou, assim eles passam a vida procurando a outra metade perdida.

Fonte: https://goo.gl/qty53x

O amor é algo paradoxal, ele nos faz acreditar que as coisas são possíveis e que por meio de um grande amor tudo na vida é mais fácil, porque há como dividir os problemas e dificuldades com outra pessoa. Embora o amor seja algo imprescindível para o homem, ele não é absoluto. Ele remedia certos momentos difíceis na vida mais nem tudo são flores. Amar requer paciência, agradar o outro, compreensão e não desistir por qualquer coisa.

Sentir que existe outra pessoa no mundo que possa fazer tudo isso por a gente dá uma espécie de paz, conforto. Todavia, pensar em fazer tudo isso não é fácil, demanda muita experiência e força de vontade. Na bíblia diz “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7). Imaginar um amor assim é idealizar algo fascinante e sem esforço, esse tipo de amor está fadado a ser impossível.

Fonte: https://goo.gl/7mJ5hx

Sempre acreditei no amor, em encontrar uma alma gêmea, minha metade, a minha salvação. O amor encontrado nos filmes, nos livros tem me confortado por muitos anos, encontrar um amor foi meu maior sonho. Mas, quando encontrei me decepcionei, ter paciência não é para todos, saber lidar com diferenças e dificuldade também não é fácil. Porque, confundir amor com paixão é muito recorrente, saber superar a paixão e chegar ao amor é mais difícil ainda. Enfim, o tempo passou e a experiência fez muita diferença. A paciência e a humildade de perceber que o amor é algo frágil e sem essas características ele não existe.

Não sei se de fato encontrei minha alma gêmea, mas sei que há muito tempo aprendi a amar ele e a esperar o tempo reservar momentos bons e suportáveis. Apesar disso, acredito muito no sentimento chamado amor, que ele faz milagres e mudanças na vida das pessoas, mesmo que não exista uma pessoa específica para cada um no mundo. Sempre é bom estar amando, aproveitando os momentos da vida com outro sujeito, sejam eles bons ou ruins. Portanto, que as pessoas possam visualizar e desfrutar de uma, duas, três, quatro almas gêmeas é o que importa, pois se existe uma coisa maravilhosa na vida é viver um amor.