Abertura do Pré-Caos tem ampla adesão dos acadêmicos

Evento é organizado pela turma de Psicologia da Sexualidade

Fruto das ações desenvolvidas na disciplina de Psicologia da Sexualidade Humana, o Pré-Caos – evento que antecede o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia de 2019 – teve a sua abertura as 14h30 desta quarta-feira, dia 31/10, pelas coordenadoras do curso, profa. Dra. Irenides Teixeira e a profa. Me. Cristina Filipakis, e com a participação dos professores Fabiano Fagundes, Lauriane Moreira e Sonielson Sousa.

O evento de abertura foi totalmente organizado pelos acadêmicos do curso matriculados na disciplina e contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas entre alunos da Psicologia, acadêmicos de outros cursos e comunidade em geral.

A coordenadora Irenides Teixeira fez uso da palavra para agradecer o empenho dos acadêmicos e professores e destacou a qualidade do evento. Irenides lembrou – juntamente com a profa. Cristina – das transformações que a Psicologia do Ceulp/Ulbra vem experimentando desde 2015. ‘Isso só foi possível porque os acadêmicos entenderam e abraçaram a nossa proposta, que é a de transformar o estudante num sujeito autônomo, agente de transformação e, de fato, um profissional com atitude, qualificação e comprometimento ético. E estamos vendo os resultados desta mobilização’, destacou Irenides.

A coordenadora Cristina Filipakis enfatizou os aspectos técnicos da disciplina e do próximo Caos, que ocorrerá entre os dias 21 a 25 de maio de 2019, além de reforçar a importância do tema sexualidade para a Psicologia. De acordo com Cristina, apesar de parecer um tema corriqueiro, ‘a sexualidade ainda é um tabu para muita gente, e a epistemologia se altera frequentemente, exigindo atenção por parte do profissional de Psicologia, que deve agir pautado pelo princípio do cuidado e do profissionalismo’.

Programação– Além da abertura oficial, o pré-Caos contou com a exibição de uma produção temática no Cine Alteridade, três oficinas, sarau, coffe break e mesa redonda. Todas as atividades foram organizadas pelos acadêmicos e conduzidas por profissionais reconhecidos em âmbito estadual.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.