Acadêmicos de Intervenção em Grupos montam plano de ação junto aos profissionais do IFTO

Na manhã desta quarta-feira (27/02), acadêmicos da Disciplina de Intervenção em Grupos do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA, juntamente com a professora Me. Rosângela Veloso Morbeck, se reuniram no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas, para discutir sobre a proposta de intervenção, planejamento e organização dos grupos, bem como a definição das turmas do Ensino Médio que participarão do projeto em parceria com profissionais que atuam no Instituto.

O objetivo da disciplina é intervir através de grupos operativos, por meio de encontros semanais, com aproximadamente 10 sessões, no decorrer do primeiro semestre de 2019. Ao final do trabalho com os grupos espera-se que haja uma modificação de estruturas estereotipadas, das dificuldades de aprendizagem e comunicação, fruto de ansiedades despertadas pela mudança. Tal mobilização é terapêutica e os grupos operativos são terapêuticos por promoverem mudanças nos indivíduos que os compõem.

Na reunião estiveram presentes Lowlou Hibrahim Elias (Coordenadora do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio do IFTO), Tânia Santana (Assistente Social do IFTO), Jaqueline Pilger (Orientadora educacional do IFTO), Tereza Kikuchi do Vale (Técnica em Assuntos Educacionais do IFTO) e Maria Elisa Ribeiro (Psicóloga do IFTO). Foram levantadas as demandas de cunho Psicológico e possíveis temáticas a serem abordadas durante as sessões com grupos.

As profissionais receberam os acadêmicos com muito entusiasmo. Além disso, acreditam na capacidade desses Psicólogos em formação de promover saúde mental e melhorar a qualidade de vida dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Tocantins- Campus Palmas.