CAOS: Cine Alteridade faz exibição em parceria com SESC

Durante o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos, o Projeto Cine Alteridade estará exibindo filmes sobre violência.

Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o projeto Cine Alteridade fez uma exibição especial na noite desta terça, 22 de agosto, às 19h, no estacionamento do Ceulp/Ulbra. O filme em cartaz foi “O sonho de Wadjada”, longa saudita da cineasta Haifaa al Mansour.

Um filme feito por uma mulher em um país árabe, dos mais extremistas quanto à questões de gênero, enfrentou tantas dificuldades para sua produção quanto sua protagonistas, uma garota de 10 anos cujo sonho é ter uma bicicleta, algo completamente proibido para garotas em sua cultura. Wadjda não consegue entender porque mulheres e homens recebem tratamento tão desigual, e simboliza sua rebeldia na luta para conseguir, sozinha, recursos para comprar uma bicicleta, já que não pode contar com o apoio de sua família.

Assim como Wadjada, Haifaa al Mansour enfrentou várias barreiras para realizar a obra, tendo muitas vezes que se esconder atrás de assistente para dar ordens por não poder aparecer diretamente comandando homens. Tanto na película quanto na vida real, o filme traz, de maneira muito simples, a reflexão sobre a violência cotidiana contra as mulheres e a tentativa de não permitir seu avanço, sua liberdade, dificultando lhes o direito às alegrias mas simples da vida.

Além desta edição especial ao ar livre, o Cine Alteridade realiza exibições diárias em todos os outros dias do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, a saber, 21, 22, 23 e 25 de agosto, sempre de 12h30 às 14h, na sala 241, trazendo como tema: a violência.

Cine Alteridade: 

O Cine Alteridade nasceu em 2013 com o objetivo de proporcionar opção de lazer para os acadêmicos que ficavam o dia inteiro no Ceulp/Ulbra.

O Congresso

A II edição Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

Serviço:

O que: Cine Alteridade Especial Violência
Quando: 21 a 23 e 25 de agosto de 2017, de 12h39 às 14h00
Onde: Sala 241 do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra
Apoio: Serviço Social do Comércio – SESC, Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

 

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/
Notícias do Evento: http://encenasaudemental.com/mural

Estudante de Psicologia (Ceulp/Ulbra), namorando a psicanálise | Bacharel em Comunicação Social (UFT) | MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações (Univ. Católica de Brasília)