Curso de Psicologia do CEULP e Portal (En)Cena iniciam oficinas

o objetivo é despertar nos acadêmicos de Psicologia o gosto pela pesquisa e pelo uso de diferentes tipos de linguagens para aproximar a profissão aos mais diferentes públicos


Foto: Hudson Eygo

Sob a coordenação da professora Dra. Irenides Teixeira, o curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra e o portal colaborativo (En)Cena realizaram no último sábado, dia 15, às 14h, na Sala 205, o primeiro encontro da Oficina de Produção de Vídeo, Produção de Textos e Análise de Filmes para acadêmicos do CEULP/ULBRA. A oficina de Produção de Vídeos é ministrada pelo produtor Editorial Luiz Izidoro; já a oficina de Análise de Filmes é ministrada pelo publicitário (CEULP/ULBRA) e editor de conteúdo Sonielson Luciano de Sousa.

De acordo com a coordenadora Irenides Teixeira, o objetivo da ação é despertar nos acadêmicos de Psicologia o gosto pela pesquisa e pelo uso de diferentes tipos de linguagens para aproximar a profissão aos mais diferentes públicos. “Se levarmos em conta que uma das formas de o psicólogo intervir é pela linguagem, pela técnica e pelo embasamento teórico, nada melhor do que unir estes requisitos à produção de textos e vídeos, que contribuirão de forma decisiva para que os estudantes se desenvolvam e ampliem sua base argumentativa”, disse Irenides.

Foto: Hudson Eygo

As oficinas ocorrerão quinzenalmente, aos sábados, na sala 205, Bloco II do CEULP/ULBRA. Podem participar acadêmicos do CEULP/ULBRA que tenham interesse pelas temáticas. Para se inscrever os acadêmicos devem enviar Nome, CGU, Curso e Período para o endereço de e-mail: encena@ceulp.edu.br.

Durante os encontros, que ocorrerão até o final de novembro, os participantes irão estudar uma ampla abordagem teórica e prática sobre produção de textos e análise de filmes, leitura dinâmica, levantamento bibliográfico, dialética, multidisciplinaridade e diferentes tipos de construção argumentativa. “No fundo, é mais uma opção para que os discentes desenvolvam a habilidade de ‘navegar’ por várias abordagens teóricas da psicologia, colaborando para uma formação mais integral, em que o uso de diferentes recursos torna-se essencial para que os conteúdos sejam apreendidos com eficiência”, finaliza Irenides.

Foto: Hudson Eygo

As oficinas são ministradas por Luiz Izidoro, que é editor gráfico, acadêmico de psicologia no CEULP/ULBRA e voluntário no (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento, e também por Sonielson Luciano de Sousa, que é formando em Filosofia (Universidade Católica de Brasília), pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS), graduando em Psicologia (CEULP/ULBRA), especialista em Jornalismo Cultural, é editor do jornal e site O GIRASSOL, colaborador do (En)Cena e do Portal Educação, também atua como Personal & Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching (SP).