Dinâmica das relações abusivas é pauta para Grupo de Estudos Feministas

O encontro tratará das formas patológicas de amar e do Vínculo Tantalizante.

Lançado recentemente, o Grupo Acadêmico de Estudos Feministas é um projeto de extensão ligado ao curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, sob a coordenação da Profa. Me. Cristina D’Ornellas Filipakis e participação de vários acadêmicos do curso. Os encontros ocorrem a cada 15 dias, às segundas-feiras, 17h, na sala 203. O objetivo é discutir e ampliar a discussão sobre feminismo no âmbito acadêmico, tendo em vista que o tema ainda gera muitos mal-entendidos.

O encontro dessa segunda-feira (09) terá como tema “A Dinâmica das Relações Abusivas” e será conduzido pela acadêmica de psicologia Gabriela Gomes. A discussão será embasada no livro de Zimerman, “Manual de Técnica Psicanalítica”, mais especificamente no capítulo sobre o vínculo tantalizante, no qual o autor estabelece tipos de personagens e tipos de vínculos nos relacionamentos abusivos.

A imagem faz parte da exposição “Hemma Thomas”, de autoria de Michel Pereira, Neuracy Pedra e Carlos Bosquê, sobre violência doméstica. Fonte: https://goo.gl/qLafKF

Segundo Gabriela é importante tratar esse tema no grupo de estudos pois “a maior incidência de vítimas de violência física e psicológica ocorre com mulheres, e em decorrência disso vem o feminicídio. Por isso deve-se despertar as mulheres para reconhecer esse tipo de relacionamento, seja consigo mesmas ou com outras pessoas, independente da orientação sexual.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone 3219-8068 com a profa. Me. Cristina Filipakis.

Psicóloga egressa do CEULP/ULBRA, especialista em Saúde da Família e Comunidade pela FESP.