Educação Sexual nas Escolas é tema de palestra de abertura do Caos

No contexto brasileiro, poucos são os jovens que tem acesso a uma educação que contemple a sexualidade em seus vários aspectos – biologia, cultura e sociedade.

A educação sexual nas escolas, assunto recorrente na pauta da Psicologia, é o tema da palestra de abertura do Caos 2019, que ocorre as 19h do dia 21/05 no auditório central do Ceulp/Ulbra. Tema tabu, sobretudo a partir do processo de polarização política do Brasil, deve ser encarado pela Psicologia como imprescindível para que se consolide as diretivas preconizadas no Código de Ética da profissão, realçada pela normativa 01/2018 e garantida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A palestra de abertura será conduzida pelos profissionais Ana Paula dos Santos, Laureane Marília de Lima Costa, Lucrécia Alves Barbosa e Wadson Arantes Gama.

Fonte: encurtador.com.br/guzOV

É importante destacar que, que de acordo com a pesquisa Mosaico 2.0, de 2016, do Programa de Sexualidade, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o laboratório Pfizer, os jovens brasileiros têm iniciado a vida sexual entre os 13 e 17 anos. No contexto brasileiro, poucos são os jovens que tem acesso a uma educação que contemple a sexualidade em seus vários aspectos – biologia, cultura e sociedade. Além disso, questões como o abuso sexual dentro do contexto familiar e os cuidados com a saúde são pontos cruciais pouco explorados no âmbito educacional. (Com informações de todospelaeducacao.org.br)

Sobre os palestrantes

Ana Paula dos Santos

Mestra em Comunicação e Sociedade (UFT). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela mesma instituição e graduada em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente atua como técnica administrativa em educação na Universidade Federal do Tocantins. Tem interesse nos Estudos de Gênero, suas intersecções e representações na educação, mídia e política.

Laureane Marília de Lima Costa

Psicóloga, especialista em Psicoterapia Analítico Comportamental, mestranda em Educação.

Lucrécia Alves Barbosa

Licenciada em geografia pela UFT Araguaína, Pós-graduada em psicopedagogia educacional pela FAIARA. Pós-graduanda em Formação docente em educação ambiental e desenvolvimento sustentável pelo IFTO Araguaína. Palestrante na área de Gênero e sexualidade com ênfase nas questões da Transexualidade Atualmente tem uma renomada carreira como militante dentro do Brasil e no Tocantins nos debates sobre gênero, sexualidade, HIV aids e direitos humanos.

Wadson Arantes Gama

Psicólogo, graduado pela Universidade Católica de Goiás, Especialista em Psicologia Social. Mestre em Psicologia. Foi presidente do conselho de Psicologia da 9ª região. Atua na área social comunitária, trabalha com pessoas idosas, coordena a CIA de Teatro Senhoras do Cerrado. Atua ainda como professor da Universidade Católica de Goiás.

Inscrição no link: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2019

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.